Consultoria e Assessoria

img-1

Paixão é a alma do empreendedorismo

Os atendimentos que realizo diariamente no Sebrae confirmam as estatísticas de que o Brasil é um país de empreendedores, com o maior índice entre os países emergentes. De uma média de 10 atendimentos que realizo, seis são de pessoas querendo iniciar seu próprio negócio. Entre as motivações estão: o desejo de não ter mais patrão, o desemprego e a necessidade de colocar dinheiro em casa e cuidar dos filhos ao mesmo tempo, no caso das mulheres.

O desejo de empreender é tão grande que muitos não têm nem ideia de qual negócio irão constituir. Eles chegam crus, esperando que o consultor lhes aponte o caminho ao pote de ouro. Como se existisse uma fórmula mágica que garantisse o sucesso de algum empreendimento. E aí, precisamos sair do papel de consultor, que é acostumado a dar respostas, e assumir o papel de coach, que faz as perguntas para que o próprio empreendedor encontre as respostas.

O questionamento fundamental que sempre faço ao futuro empreendedor é sobre suas habilidades, sobre o que ele mais gosta de fazer. Sim, porque imagine você abrir uma petshop especializada em banho e tosa só porque o mercado é crescente, se você não gosta de animais? Ou um comércio de roupas esportivas se você não pratica esportes? Um restaurante de comida japonesa se você enjoa com o cheiro de peixe? A questão primordial é identificar-se com o negócio, ter afinidade com o que vai fazer.

Percebo que as pessoas confundem empreendedor com investidor. O empreendedor tem que se identificar com o negócio porque ele vai colocar a mão na massa. Será o coração e as mãos da nova empresa, desempenhando funções operacionais e estratégicas. O investidor  coloca apenas o seu dinheiro em um negócio que lhe apresente um bom potencial de crescimento e remuneração. Não trabalha no negócio, logo, não precisa se identificar com ele.

Todo empreendedor de sucesso, seja ele formado em Harvard ou na escola da vida, tem uma coisa em comum: brilho no olhar. E isso só nasce com paixão, envolvimento e comprometimento com o que se faz. Se não há identificação com o negócio, não há paixão. Se não há paixão, não há sucesso. Essa é a fórmula.

 

Compartilhe

CONFIRA

MAIS ARTIGOS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Shopping cart

0
image/svg+xml

No products in the cart.

Continue Shopping