Consultoria e Assessoria

img-1

Orgulho prá quê?

Um dos sentimentos que menos colabora para a evolução das pessoas, seja no âmbito pessoal ou profissional, é o orgulho. Impede que o indivíduo se abra para novos conhecimentos e novas percepções, dificultando o relacionamento e a troca com as outras pessoas.

Durante a vida, alternamos de papel continuamente. Por vezes, somos os formadores e repassamos nossos conhecimentos aos outros. Noutras vezes, ficamos na posição de formandos,  absorvendo informações e conhecimento, sem muito contribuir.

É assim na relação de pais e filhos. No início, os filhos aprendem tudo com seus pais, desde o processo de andar e falar até os valores que formarão seu caráter. Depois, com o passar do tempo – e quem tem filhos vai concordar comigo – os filhos passam a ensinar a seus pais.  Esse mesmo processo acontece no meio empresarial. Quando somos novos em uma função, ficamos na posição de aprendizes, absorvendo o máximo que podemos de nossos superiores, para depois, já com mais segurança neste papel, passar a contribuir. E quem soma experiência profissional com um comportamento mais dinâmico e autônomo, passa a contribuir muito com inovações e ações estratégicas, fazendo de fato a diferença. E aí, aflora o orgulho. Como é que alguém, que até ontem era meu subordinado, agora quer ensinar a gerir minha empresa? Como pode o pupilo superar seu tutor?

Enquanto gestores, o que mais queremos é ter pessoas comprometidas, criativas e com iniciativa em nossas equipes. E o que fazemos, é podá-las e neutralizá-las quando elas se destacam. Talvez seja por isso que continuamos com os mesmos problemas e dificuldades de sempre, e que a empresa não deslancha. Não podemos valorizar apenas quem pensa como nós e concorda com tudo o que fazemos. Precisamos saber usar as diferenças de forma inteligente, somando através da complementaridade.

Gosto muito de uma citação do Einstein que tem tudo a ver com esse tema: “Não podemos resolver problemas usando o mesmo padrão de pensamento que tivemos para criá-los.” Pense nisso, troque o orgulho pela humildade e evolua!

Compartilhe

CONFIRA

MAIS ARTIGOS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Shopping cart

0
image/svg+xml

No products in the cart.

Continue Shopping