Consultoria e Assessoria

Entre o bolso e o sonho

Dias atrás passei os olhos em uma *reportagem que despertou meu interesse. O tema referia-se a opções de negócios para todas as faixas de investimento, para todos os tamanhos de bolso. Um manual completo para os empreendedores de plantão. Aliás, há muita gente querendo abrir seu próprio negócio. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Data Popular, 51% da classe média prefere empreender a ter um emprego com carteira assinada ou ser funcionário público.

A matéria trazia várias opções de negócios, com investimentos iniciais entre 30 mil e um milhão de reais, além do grau de risco e nichos que irão crescer muito nos próximos anos. Um menu bem variado que, inclusive, indica os caminhos para quem tem apenas uma boa idéia, mas não tem dinheiro e precisa de um investidor.

E dentro do conceito de que não basta empreender, mas também gerir com competência para manter o negócio no mercado e prosperar, a matéria destacou um guia de gestão, com conceitos de contabilidade e finanças (muito prático e simples de entender) e os principais erros que os empreendedores normalmente cometem e, como proceder para evitá-los. 

À medida que você vai lendo, começa a fazer associações: os valores a serem investidos versus as oportunidades de negócios apresentadas e mais o resultado positivo de quem já investiu, enfim, você começa a montar o seu prato a partir do menu apresentado.  

O grande mote da reportagem é que com o domínio dos conceitos de gestão e controles financeiros bem feitos é possível ter sucesso com qualquer negócio, desde que o investimento caiba no seu bolso. Será? Penso que faltou um ingrediente aí nesse menu, e bem importante.

Para ter sucesso, basta ter o dinheiro e apostar em um negócio que está em evidência sem ter a menor afinidade com ele? Identificar-se com o negócio é fundamental e isso não se aprende em manuais, tem a ver com nossas habilidades pessoais, com as experiências vividas. O negócio pode parecer muito promissor, mas se ele não te inspira a levantar todos os dias e a fazer melhor do que ontem, não dará certo.

Daquele percentual de 51% que quer ter seu próprio negócio, muitos o desejam porque não querem mais ter um chefe, buscam ganhar mais e trabalhar menos. Ilude-se quem pensa assim. Na verdade, você apenas muda de chefe (a empresa passa a sê-lo), trabalha mais e, ás vezes, ganha até menos.    

Gerir um negócio exige sim muito conhecimento de gestão, conhecimento de mercado, postura de liderança e investimento. Porém, é fundamental ter paixão e acreditar no que se faz. Uma parcela considerável do sucesso de um negócio está afeta ao seu grau de entusiasmo para com ele ecapacidade de contagiar a sua equipe.

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