Consultoria e Assessoria

img-1

3 dicas para definir os rumos da sua carreira

Na busca por realização e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e também como alternativa para driblar a crise econômica que o país está atravessando, muitas pessoas estão empreendendo. De fato, ser dono do próprio negócio gera sensações tentadoras, como: ter autonomia, ter liberdade para criar e conseguir definir os avanços de acordo com os próprios limites. Mas será que empreender é a melhor alternativa para todos?

Tenho sido consultada por profissionais angustiados com essa dúvida: empreender ou seguir como empregado. Se você também se encontra nessa situação, e a insegurança em deixar para trás a carteira assinada, o 13º salário e as férias vem tirando o seu sono, estas três dicas que preparei podem te ajudar a definir o melhor caminho:

1-      Avaliar o seu perfil comportamental

Os especialistas alertam que um “perfil empreendedor ideal” deve ter criatividade, liderança, flexibilidade, automotivação e senso-crítico. Se você quiser descobrir qual o seu perfil, há ferramentas de autoconhecimento online e gratuitas. E para aprofundar essa avaliação, sugiro procurar profissionais especializados como psicólogos e coaches. O Empretec do Sebrae também é uma excelente alternativa.

 

2-      Identificar-se com o negócio

Se você está pensando em trocar o emprego formal para empreender em algo que você não conhece, cuidado! Há chance de fracasso. Digo isso a todos que me abordam sobre o assunto: se você não gosta de animais, não abra uma petshop. Mais do que apostar em um segmento de mercado que está crescendo, vislumbre uma oportunidade num negócio que faça o seu olho brilhar.

 

3-      Conhecer os seus valores

Considero esse ponto premissa fundamental para definir se você empreende ou continua com seu emprego. Por exemplo, se a segurança está entre os principais valores, a sugestão é que continue com o emprego formal porque negócios próprios não garantem renda fixa.

 

Para descobrir os valores de todas as áreas da sua vida – trabalho, finanças, saúde, relacionamento e espiritualidade – sugiro passar por um processo de autoconhecimento orientado por um profissional da área. Conhecendo os seus valores, talvez você perceba que a melhor alternativa não seja empreender, mas procurar uma empresa que tenha valores condizentes com os seus.

Espero que essas dicas te ajudem a escolher a melhor alternativa e lembre-se: a busca tem que ser pela realização, seja ela como empreendedor ou como empregado. Boa sorte!

Compartilhe

CONFIRA

MAIS ARTIGOS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Shopping cart

0
image/svg+xml

No products in the cart.

Continue Shopping