Consultoria e Assessoria

2021 – Planejar é preciso!

Planejar parece algo óbvio, mas infelizmente muitos empresários simplesmente ‘tocam o barco’. As rotinas do dia-a-dia nos consomem, e quando prestamos um pouco de atenção, estamos no modo automático. Mas, como diz Sêneca: “Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”.

Portanto, seguem 10 dicas de planejamento importantes para que você possa iniciar o ano com uma boa bússola nas mãos:

  1. Independentemente do tamanho da sua empresa, tenha em mente que visualizar o resultado do ano de 2021 com antecedência faz com que você compreenda e direcione as ações para chegar ao seu objetivo. Portanto, um bom Demonstrativo de Resultado Projetado auxilia muito na tomada de decisões, estabelecimento de metas e direcionamento da equipe.
  2. Seguindo a mesma linha, visualizar as suas necessidades de caixa também elimina muitas dores de cabeça e auxilia você, empreendedor, a tomar decisões quanto ao dia-a-dia da operação, capacidade para investimentos, necessidade de captação de recursos, aumento do volume de vendas, entre outros. Portanto, um Fluxo de Caixa Projetado serve para que você antecipe realidades futuras e planeje com segurança as necessidades da empresa.
  3. Pessoas, processos e estratégia! Você não trabalha esses três pilares juntos? Não existe crescimento sustentável sem o tripé do Planejamento Estratégico. Você precisa ter em mente que este trabalho é essencial para ampliar a visão sobre o seu negócio e fazer com que a equipe tenha foco e direcionamento. Lembre-se que todos precisam remar para o mesmo lado. Profissionais motivados sem direcionamento podem fazer com que o barco vá rápido na direção contrária daquilo que você imagina para a empresa.
  4. Aprenda a tomar decisões difíceis. Mas, o dia-a-dia por si só já não seria suficiente? Muitos empresários fogem de problemas e são especialistas na procrastinação. Quando colocamos as decisões difíceis embaixo do tapete, criamos uma realidade paralela que não se sustenta por muito tempo. O reflexo chega rápido, influenciando as relações e principalmente os resultados.
  5. Assuma a liderança da sua equipe. Nada funciona se não começar de cima para baixo. Ou você puxa ou empurra sua equipe para o objetivo. Quando a equipe quer fazer acontecer e o empresário não quer, nada vai para frente. Com esta atitude você está matando aos poucos a criatividade e a motivação da equipe.
  6. Seja um mentor, um direcionador da equipe. Você não precisa ter todo o conhecimento do mundo para ser um mentor, mas precisa conhecer muito bem a sua empresa, o que você quer, e a sua equipe. Mergulhando de cabeça na operação você compreende o que está faltando para que os desvios sejam corrigidos e faz os esforços necessários, com assertividade, para que tudo volte ao caminho estabelecido para o cumprimento dos objetivos.
  7. Tire um tempo para a reflexão. Ninguém faz uma gestão eficiente e eficaz sem tempo para refletir sobre todo o contexto. Sem reflexão, a ansiedade toma conta, seguida da dificuldade de entendimento da realidade, tão necessária para solucionar problemas.
  8. Alinhe, alinhe e alinhe mais um pouco! Gerir uma empresa não é algo solitário. Se você não sabe trabalhar em equipe está na hora de aprender. Ou você começa e implementar uma rotina de reuniões direcionadas, pautadas em planos de ação claros, ou a equipe trabalhará como achar conveniente. Disciplina e ordem são fundamentais para qualquer negócio.
  9. Busque conhecimento. O mundo muda o tempo todo e novas tecnologias e metodologias de gestão estão disponíveis em tempo real. Se você não sair do seu quadrado, tenha certeza que ficará para trás. Mas, tenha foco o busque aquilo que é importante. Dar tiro para todos os lados gera mais ansiedade do que resultados reais.
  10. Busque algo que traga a você a paz que precisa para ter clareza. Atualmente, trabalhamos 16 horas por dia e esquecemos da nossa vida e da nossa família. Ser um workaholic é ótimo para os outros, mas não é bom para a sua saúde. Portanto, reflita sobre o que traz a você equilíbrio e paz e dê atenção aos valores a às pessoas mais importantes da sua vida. 

 

Compartilhe

CONFIRA

MAIS ARTIGOS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Shopping cart

0
image/svg+xml

No products in the cart.

Continue Shopping