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O sucesso não brinca de cabra-cega

Comunicar, segundo o dicionário Aurélio, é “a capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre as pessoas”. A origem é do latim communicare que significa “dividir alguma coisa com alguém”. Utilizando um termo bastante usual no momento, pode-se dizer que comunicar é compartilhar.

O sucesso pessoal ou organizacional está intimamente relacionado à habilidade de se comunicar com eficiência. Aliás, saber comunicar é fundamental para um gestor e inerente aos líderes. Porém, a importância da comunicação só é realmente percebida na sua ausência, quando algum problema acontece porque “faltou comunicação”.

Muitos gestores sentem-se inseguros em comunicar, em compartilhar as informações, os planos e os objetivos da empresa à sua equipe. É como se o treinador de um time de futebol não dissesse aos seus jogadores qual o esquema tático para o jogo, apenas os colocasse para jogar.

É evidente que o conjunto de informações a ser compartilhado irá depender do nível hierárquico e da função estratégica ou operacional de cada um. Mas só temos a dedicação total das pessoas quando elas se sentem inseridas no processo, quando elas se sentem, de fato, engrenagens da organização.

Há empresas que vão ao extremo e simplesmente suprimem a comunicação. Fazem com que a equipe “brinque de cabra-cega”, sempre com os olhos vendados com relação à realidade da empresa e aos seus objetivos futuros. São os gestores com medo de perder o poder, que apesar de formarem a própria equipe, não confiam suficientemente nela a ponto de compartilhar. Porém, mantendo-a cega, correrão o risco de apenas “tatear” o sucesso.

Tem outro grupo de empresas que até comunica, fixando em suas paredes a missão e a visão da empresa, entregando manuais com toda sua política e promovendo reuniões periódicas sobre os resultados e os objetivos futuros. Mas comunicar, na sua essência, vai além de utilizar ferramentas claras e objetivas para transmitir o que se quer, ou de ter uma boa oratória e poder de convencimento.

Para conseguir o envolvimento das pessoas, não basta transmitir informações a elas. É fundamental que o gestor compartilhe aquilo que está escrito. As atitudes e o comportamento do gestor comunicam mais do que os manuais. Reuniões repletas de audiovisuais, murais muito bem enfeitados, e-mails, intranet, jornalzinho da empresa e tantas outras ferramentas utilizadas para comunicar, tornam-se ocas e ineficientes se o real objetivo da empresa não for compartilhar.

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