Você sabe o que define uma empresa?

O que define uma empresa? Recursos? Estrutura? Participação de mercado? A sua marca? Inovação?

Quem dá mais?

Independentemente da sua escolha, entenda que um ou todos os atributos acima somados ajudam muito o processo, porém de nada adianta ter tudo isso se não existir uma gestão qualificada. Portanto, o que define uma empresa é a sua GESTÃO!

Conheço empresas que no seu processo de gestão literalmente tiram leite de pedra! Fazem de um boi uma boiada, muito com quase nada.

Gestão não tem a ver somente com o conhecimento e as habilidades do gestor ou proprietário de uma empresa, mas do conjunto de habilidades e a soma de todo o conhecimento e expertise da equipe que está fazendo o processo acontecer. Desde o estratégico ao operacional.

A empresa não é o empresário, é o conjunto da obra! O mercado não enxerga uma pessoa, enxerga as soluções que a empresa entrega, as pessoas com quem tem contato, o relacionamento, o vínculo, a confiança, a competência, a qualidade, o cuidado com as coisas.

Não estou tirando o mérito da virtude empreendedora do empresário de buscar ideias inovadoras, assumir grandes riscos e estar realmente à frente do negócio, mas estou deixando claro que abrir um negócio é somente a “ponta do iceberg”.

Gestão começa com a compreensão que individualmente temos muitas virtudes, mas que não sabemos tudo. Precisamos ter ao nosso lado pessoas qualificadas, treinadas, comprometidas.

Conheço empresas que estão em um constante cabo de guerra técnico e emocional! Alguns gestores e colaboradores buscam conhecimento e trabalham suas equipes. Ao mesmo tempo, dentro do mesmo ambiente, existem gestores e colaboradores que não querem a mudança, não querem crescer e se desenvolver. Mesmo sem intenção, eles levam a empresa para caminhos muitas vezes tortuosos.

Em resumo, não podemos ser excelentes em uma parte do processo, mas no todo. Não adianta ter uma carteira gigante de clientes e pedidos e o produto ou serviço ser ruim (tudo bem que isso não se sustentaria por muito tempo). Não adianta sermos inovadores, sem prestar atenção às necessidades do cliente. Não adianta sermos altruístas o tempo todo, sem que exista um propósito maior e resultados. Nesse último caso, refiro-me exclusivamente ao processo de gestão.

Gestão empresarial não significa somente unidade de propósito, mas que todos sejam direcionados conscientemente a remar para o mesmo lado. E com força! E isso exige treinamento, desenvolvimento, capacidade de percepção, envolvimento das pessoas, maturidade emocional e tempo, muito tempo de dedicação à GESTÃO!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

CONFIRA

MAIS ARTIGOS

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta