Consultoria e Assessoria

img-1

Você está no controle

Estamos no meio de uma crise econômica com previsão de PIB negativo para este ano, inflação na casa dos 8% e desemprego crescente. A crise é real, porém, segundo os especialistas, não será fatal. Além disso, não atinge a todos da mesma forma. Há setores da economia que estão sendo mais penalizados e há outros que estão crescendo muito, mesmo com o PIB em queda. A crise não é homogênea. Enquanto há empresas demitindo, têm outras com dificuldades de preencher suas vagas.

Tem muita gente se escondendo atrás da crise para justificar a dificuldade de se recolocar no mercado de trabalho, o mau desempenho da empresa e a queda nas vendas. Cuidado! Quem ficou muito tempo sem se reciclar e de costas para o mercado, na verdade não está sendo afetado pela crise, está enfrentando o ônus da própria estagnação. Vale uma reflexão: será que eu estava remando ou apenas sendo levado pelas ondas? E empresas que tiveram apenas crescimento orgânico (mesmo índice do PIB) nos últimos anos, na verdade não cresceram por esforço próprio, mas foram puxadas pela economia.

Dizer que na crise surgem grandes oportunidades pode ser clichê, mas que é verdade, ah isso é. Quem nunca ouviu falar do cunhado do amigo que virou um grande empresário após ser demitido? E aquela prima distante que deu um salto na carreira após o divórcio? Há crises pessoais e sociais, como a que estamos vivendo agora, seja como for, elas têm o poder de nos fazer pular da “cadeirinha do conforto” e correr atrás de novas possibilidades. Esse é o lado positivo das crises: sacudir.

A dica é para que você cultive uma atitude positiva. Analise o quanto a crise está te afetando e o quanto você está contribuindo com ela. Faça um planejamento para a sua vida e para a sua carreira, liste seus pontos fortes e os déficits a melhorar. Talvez esta seja a hora certa para mudar de profissão ou ir atrás daquilo que você sempre sonhou. Não use a crise como bengala, expanda seu campo de visão e enxergue as oportunidades que estão pipocando por todas as partes. Lembre-se:  você define a dimensão da crise e o impacto dela em sua vida. Você está no controle.

Compartilhe

CONFIRA

MAIS ARTIGOS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Shopping cart

0
image/svg+xml

No products in the cart.

Continue Shopping