Consultoria e Assessoria

img-1

Você acredita em fórmula mágica?

A diferença fundamental entre o sucesso e o fracasso de um negócio está na sua gestão. Esta afirmação fica mais clara quando analisamos mercados específicos e observamos empresas crescendo e outras, simultaneamente, fechando as portas. Ora, é o mesmo mercado, a mesma legislação, produtos e preços similares. Por que algumas empresas dão certo e outras não?

Nestes anos de consultoria, observamos alguns pontos fundamentais que fizeram a diferença para o crescimento, o sucesso e a consolidação de pequenas e médias empresas. No entanto, estes “pontos fundamentais” não devem ser encarados como uma fórmula mágica para o sucesso, até porque, ele não acontece através dela, mas sim, por conta de muito trabalho e determinação.

A seguir, destacamos alguns deles:

  1. Capacitação e aprimoramento contínuos dos gestores: a empresa, assim como nós, tem ciclos, que vão desde a infância até a maturidade e isso exige que nossa postura gerencial evolua com eles. É fundamental acompanhar as transformações pelas quais a empresa passa, caso contrário, o gestor poderá ser uma barreira ao seu crescimento.
  2.  Planejamento: planejar é vital para o negócio e deve ser uma ação contínua no seu dia-a-dia. No entanto, para ser eficaz, o planejamento deve compatibilizar a realidade financeira da empresa com a realidade do seu mercado, isto porque, não adianta planejar algo muito além do que a empresa pode realizar e nem aquém das oportunidades que o mercado oferece. O planejamento deve ter um objetivo real e atingível..
  3.  Ousadia: uma dose de crescimento é necessária, porque quem não cresce, na verdade, está regredindo. Mas, atenção, ser ousado é ir além do crescimento orgânico do setor. Se sua empresa está crescendo no mesmo ritmo da economia, ou, você não está desenvolvendo ação alguma, ou elas estão sendo ineficientes.
  4.  Visão de futuro: a empresa precisa estar preparada para existir em um mundo de constantes mudanças. É fundamental estar atento às macro-mudanças (sociais, econômicas e comportamentais) que ocorrem além dos muros da empresa e adequar-se a elas.
  5.  Sócios com características complementares, mas com um objetivo comum para o negócio: o ambiente mais propício para o desenvolvimento é aquele onde há troca, onde as pessoas divergem, discutem e crescem com isso. É analisar uma mesma realidade sob óticas diferentes.
  6.  Profissionalização da equipe: os cargos devem ser ocupados pelo grau de competência e não pelo grau de afetividade. Outra questão fundamental é de que a equipe esteja alinhada com os valores e a dinâmica da empresa.
  7.  Reinvestimento do lucro na própria empresa: é preciso primeiro tornar a empresa sólida, para depois se beneficiar dos resultados. Gestores de sucesso enxergam a empresa como um empreendimento de fato e não como uma simples fonte de renda.

Todos os pontos citados e presentes nas empresas de sucesso dependem diretamente da postura e da atitude dos seus gestores. Lembrando sempre que, o limite para o crescimento e para a transformação é ditado pelo gestor, a empresa e a equipe dependem de seu líder.

Compartilhe

CONFIRA

MAIS ARTIGOS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Shopping cart

0
image/svg+xml

No products in the cart.

Continue Shopping