Consultoria e Assessoria

Palestra em Gaspar aborda importância do relacionamento com o cliente

Para vender mais é preciso enxergar além do produto ou serviço e entender porque as pessoas compram, que benefício elas buscam. Para ter essa resposta é preciso conectar-se com o cliente, afinal, negócios acontecem de pessoas pra pessoas. Esta foi a tônica da palestra ‘Vender na era da experiência – Saiba porque as empresas precisam conhecer o cliente para ter sucesso’, realizada ontem à noite (5/12), no PZ Coworking, em Gaspar.

A consultora da Florença Paula Thais Cardozo apresentou várias ferramentas e dicas que podem facilitar esse processo, como o Design Thinking, abordagem usada para resolver problemas e desafios trabalhando o processo criativo. “Precisamos buscar soluções inovadoras com foco nas reais necessidades do mercado, no que as pessoas realmente precisam, e não simplesmente em suposições”, explicou. 

Paula também falou sobre a Persona do negócio. “A Persona de um negócio nada mais é do que a representação do cliente ideal, com base em pesquisas sobre potenciais clientes e dados dos clientes reais. É conseguir entender através da perspectiva dessa Persona, suas necessidades e desejos para conseguir oferecer a melhor solução”. 

Outro aspecto abordado pela consultora foi o mapa de jornada do cliente, que consiste em mapear todas as interações do cliente com a marca/empresa, desde o reconhecimento da necessidade até a última ação de envolvimento com o negócio. “Com o conhecimento de como o cliente se comporta ao buscar a sua solução é possível melhorar as estratégias do negócio e tornar a experiência ideal e incrível para o cliente que se deseja atingir”.

Para o diretor, consultor e coach da Florença, Uilker Benkendorf, todos os temas abordados são de extrema relevância para qualquer segmento ou tamanho de empresa. “Conhecer o cliente, suas reais expectativas, e transformar a experiência de compra em algo inesquecível carrega muitos desafios. Precisamos aprimorar a gestão dos processos e treinar os profissionais que estão na linha de frente constantemente. E, hoje, estamos inseridos em um contexto mercadológico onde a tecnologia entra como aliada na elaboração de informações qualificadas sobre os hábitos de consumo dos clientes. Isso deve ser usado como um diferencial para personalizar o atendimento e criar vínculos”.

De acordo com Uilker, a consultora Paula foi muito assertiva na explanação e o dinamismo da palestra facilitou o entendimento. O consultor também comemora a escolha do PZ Coworking como palco do evento, classificando o espaço como moderno, descontraído e próprio para favorecer o networking e a colaboração. “A equipe do PZ está empenhada em fortalecer o empreendedorismo e desenvolver a economia local através do conhecimento e da cooperação, o que converge com os valores da Florença”, salienta Uilker, avisando que haverá novas palestras com outros temas em 2019.

Para Júlia Costa, gerente comercial do PZ Coworking, a palestra foi um sucesso. “A Paula mostrou dominar muito o assunto, foi enriquecedor. Acreditamos que a parceria com a Florença Empresarial terá ótimos frutos colhidos”.

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