Falamos inúmeras vezes, no decorrer deste ano, do boom da transformação digital, em múltiplas dimensões, em função da pandemia da Covid-19. Vivenciamos 10 anos em 1, em meio a muita fake news e desinformação. O poder das redes sociais e do mundo digital é cada vez mais desafiador, por isso encerramos este ano tratando das tendências da comunicação e do marketing para 2021.
Passamos meses imersos em uma espiral de incertezas, quando tendências foram aceleradas, enquanto outras perderam sentido com o isolamento social. Pesquisa realizada pela Deloitte em duas frentes, uma com os consumidores, para entender as mudanças em seus hábitos de consumo, e a outra, com mais de 400 executivos ao redor do mundo a fim de entender suas estratégias e expectativas, nos traz o estudo global “2021 Global Marketing Trends: Find your focus”, que apontou sete tendências para o marketing no ano que vem. Confira:
Propósito
Para a multinacional de pesquisa, o propósito leva as companhias a um conhecimento profundo sobre porque elas existem, quem são e no que tem de melhor para entregar à comunidade, independentemente do produto que vendem. Segundo o levantamento, essas marcas estão sendo lembradas na pandemia. 79% dos respondentes indicaram uma empresa que respondeu de forma positiva para ajudar os consumidores, colaboradores ou comunidades.
Agilidade
A agilidade foi e continuará sendo outra palavra de ordem. A Deloitte indica esse momento como o ideal para os profissionais de marketing investirem em ferramentas digitais relevantes e promover um road map organizacional que torne o marketing ágil uma realidade. De acordo com o estudo, além de perceberem as marcas que se adaptaram rapidamente às suas necessidades, 66% dos respondentes também concordam que a pandemia aumentou seu apreço por tecnologias bem desenvolvidas.
Experiência Humana
Mais do que nunca, em 2021, as marcas precisam se ver como entidades humanas, que espelham e suportam os valores daqueles aos quais ela deve servir – seus consumidores. Apesar do avanço da digitalização, para a Deloitte, as experiências virtuais diminuem o retorno já que a tecnologia não pode compensar completamente as interações interpessoais. Nesse sentido, a experiência humana será importante no próximo ano.
Confiança
Em tempos turbulentos, como os trazidos pela Covid-19, as marcas devem olhar menos para como as pessoas são e mais para o que elas valorizam. Outro ponto importante é garantir que as promessas feitas pela marca estejam em linha com a competência técnica de entregar o produto ofertado, afirma o estudo. O posicionamento durante a pandemia também será levado em conta nessa relação. Vale lembrar que um a cada quatro pesquisados deixaram de comprar de marcas que agiram em favor próprio nos últimos meses.
Participação
Na pesquisa realizada com os executivos, 64% afirmaram ter mudado a maneira como suas organizações se engajam com os consumidores para melhor responder à pandemia. A Deloitte aponta que a relação com os usuários pode rapidamente se tornar uma via de mão dupla, onde os clientes participam das marcas como embaixadores, influenciadores, colaboradores e, principalmente, inovadores.
Fusão
A pandemia deu um novo olhar para parcerias e colaboração entre as marcas. As organizações podem ajudar mais e melhor as pessoas a quem elas servem criando experiências inovadoras por meio de parcerias com a indústria, afirma o estudo.
Talento
Para a Deloitte, o ano de 2021 também deve trazer mudanças quanto à maneira como as lideranças de marketing são encaradas. A companhia de pesquisa acredita que, com as mudanças, o modelo de talentos deve evoluir para levar as cadeiras de marketing à posição de diferencial competitivo. Na pesquisa, quando os executivos foram questionados sobre as áreas de funcionamento mais importantes de suas empresas nos últimos dois anos, marketing & vendas foi apontada como a segunda mais relevante, perdendo apenas para digital & tecnologia.
Diante deste cenário, confira sete elementos que não podem faltar na sua estratégia para fazer a sua marca se destacar no universo virtual:
1) Integração entre e-commerce e redes sociais
2) Lives
3) Inteligência artificial
4) Marketing viral
5) Reforço de investimento em marketing de conteúdo
6) Chatbots
7) SEO