Consultoria e Assessoria

inovacao-descubra-como-gerar-na sua-empresa-1

Inovação: descubra como gerar na sua empresa!

Inovação, segundo dicionário significa “ação ou efeito de inovar” ou “aquilo que é novo, coisa nova, novidade”.

Partindo do significado, sabemos o quanto é desafiador para qualquer negócio, se manter num mercado cada vez mais competitivo.

O mundo está conectado e globalizado com um nível de mudança cada vez mais acelerado. Cuidar das pessoas e dos processos é fundamental.

Contudo, precisamos ir além. É preciso inovar.

Você sabe o que é inovar? Criar? Quais são as categorias de inovação? E principalmente, como gerar inovação da empesa?

Você quer saber as respostas? Acompanhe esse artigo e fique por dentro de tudo!

inovacao-como-gerar-na-sua-empresa-dica-inovar-2

Inovação o que é?

Primeiramente, precisamos entender que antes de inovar precisamos criar. Ah?  Existe diferença entre criar e inovar? Sim, existe!

Criar é gerar novas ideias, enquanto inovar é colocar a ideia nova em ação.

Sendo assim, o ato de alterar, por exemplo, hábitos ou processos que geram o efeito de renovação ou novidade, significa uma inovação.

Do mesmo modo, esse conceito é muito utilizado no meio empresarial, ambiental e também econômico. Nesse contexto, a necessidade de criar estratégias diferentes para atingir determinados objetivos também está relacionada  a arte de inovar.

A inovação é essencial tanto para empresas, quanto para profissionais que queiram manter-se no mercado. É preciso buscar adaptar-se ao mercado, mantendo foco nos resultados.

Por isso, as inovações são importantes, pois assim é possível que empresas e profissionais se moldem as mudanças que ocorrem tanto em estruturas sociais, como econômicas.

A alma de inovar

O ato de inovar está intimamente ligado a três palavras, sendo elas, a necessidade, criatividade e ousadia.

A necessidade é apontada pelo mercado. É algo que empresas através de seus produtos ou serviços tendem a satisfazer os clientes.

Já a criatividade, é um exercício constante para criação de algo novo, ou melhoria de algo existente. Sendo que, esse exercício, melhora o atendimento apontado pela necessidade.

Por fim, a ousadia! A criatividade exige muita ousadia, pois é necessário que a ação implementada deva funcionar, agregar valor, alterar ou melhorar algo que foi apontado pelas necessidades do mercado.

Esses três pontos significam primeiro,  ser preciso praticar o exercício de ouvir o mercado.

Em segundo, dar ao exercício de ouvir o ambiente para criatividade, lembrando da importância estratégica que ela, a criatividade, tem.

Por último, ter a ousadia estratégica de colocar a inovação em prática.

Dicas de como gerar inovação na sua empresa

Precisamos entender que a criatividade não é um dom restrito a um grupo de gênios e que ela pode ser ensinada e desenvolvida.

É claro que, algumas pessoas possuem talentos ou dons mais desenvolvidos para criar, mas, todos podemos ser criativos.

Outro ponto a destacar aqui é que a criatividade não depende apenas de fatores intrapessoais. O ambiente contribui muito para o processo criativo.

Então, faz toda diferença trabalhar numa empresa, onde podemos colocar nossas ideias, onde elas serão ouvidas, onde caso não seja uma ideia aplicável, será dado um feedback justo e adequado.

Frases como: “Ah! Aqui já tentamos fazer isso, não deu certo!”, “Isso custará muito caro”, “É melhor não mexer. Dará muito trabalho”. São frases matadoras de qualquer processo criativo.

Lembrando sempre que, para inovar é preciso passar pelo processo criativo.

Igualmente, pesquisas mostram ser preciso, pelo menos de 50 ideias para obter 10 potenciais projetos, dos quais apenas dois serão bem-sucedidos, por isso não desanime se as suas ideias iniciais não são um sucesso.

Por vezes acreditamos que a criatividade consiste em um lampejo de inspiração, que ocorre nos indivíduos sem uma razão explicável, como um toque de mágica.

Na verdade, sempre diante de um problema ou um desafio, nosso cérebro fica trabalhando em alternativas.

Mesmo quando estamos dormindo, tomando banho e aparentemente não estamos mais pensando naquela solução que precisamos para aquele problema.

Por isso, às vezes acreditamos que a ideia veio do nada. No entanto, nosso cérebro estava trabalhando nas conexões para achar a solução. Muitas vezes, vem até durante um sonho.

 

inovacao-gerar-na-empresa-dica-inovar-3

Formas de Inovação

Quando colocamos a ideia nova em ação, geramos a inovação. Precisamos entender que, na sua empresa podem ocorrer várias formas de inovação, veja:

  • Produto, é a introdução no mercado de um produto novo ou a incorporação de melhoria significativa em um produto existente, proporcionando valor ao cliente.
  • Modelo de Negócio, representa ações que você pode tomar para alterações na forma de como a empresa chega aos seus clientes. Por exemplo, um supermercado, tempos atrás era responsável somente pela venda de produtos alimentícios e limpeza da casa. Atualmente em função da necessidade do consumidor, além desses produtos, oferecem roupas, farmácias, eletrodomésticos e assim por diante.
  • Serviços, consideram-se as ações criadas e implementadas na empresa, que tem o objetivo de otimizar tempo em processos internos, de modo que seus clientes sintam-se mais satisfeitos, seja com a entrega ou o produto.
  • Processo, envolve mudanças nas metodologias de produção e distribuição.
  • Marketing,  envolve  a criação e implantação de novas metodologias no que tange a design de produto, embalagem. Podem também ser mudanças na maneira de promover o produto, precificação.
  • Organizacional, contempla a implantação de métodos novos intrínsecos a organização, como alterações nas práticas de negócio, ajustes no local de trabalho, ou mesmo nas relações externas da empresa.
  • Tecnológica, consiste em melhorar e facilitar o trabalho das pessoas, por meio do processo de invenção, adaptação e evolução das tecnologias atuais e disponíveis.

Não é necessário ter uma “ideia da Nasa”, para gerar inovação. Muitas vezes algo que já existe no mercado, mas, que não tem na sua empresa e você implementa, já é inovação para sua empresa.

Veja algumas dicas de como inovar na sua empresa:

Visando auxiliar sua empresa, compartilhamos um exercício para que você e sua equipe possa responder e avaliar da melhor forma, o que ou quais ações tem sido executadas para gerar inovação para o negócio.

Exercício

  1. Quando ocorreu a sua última ideia criativa?
  2. Que ideia foi essa?
  3. Qual foi a última ideia criativa que você viu?

Estude, leia diversos livros e assista vários meios de comunicação sobre os mais variados temas. Inovar muitas vezes não é uma linha linear.

Ou seja, um conhecimento utilizado para uma área pode servir muito bem para outra.

Compartilhamos o exemplo a descoberta do velcro, veja:

velcro é uma linha de produtos de alta qualidade para aderência rápida e segura.

Foi inventado em 1941 pelo engenheiro suíço Georges de Mestral. Ele se inspirou nas sementes de uma planta (Arctium) que grudavam frequentemente em sua roupa e no pelo de seu cão, durante as caminhadas que realizavam pelos Alpes.

Por isso, lembre-se: inovar é trabalho.

A inovação é resultado de 1% de inspiração e 99% de transpiração” Thomas Edison.

 

Sobre a Florença

A Florença Empresarial se propõe a trabalhar com sinergia para que propósitos pessoais e profissionais possam convergir, transformando resultado em bem social.

O caminho que escolhemos para atingir essa maturidade na sua empresa é reunir ferramentas de consultoria com técnicas de coaching, somando métodos com comportamento humano, ou seja: pessoas + processos = resultado.

A consultoria estratégica que aplicamos ajuda você, empreendedor, a enxergar as engrenagens da sua empresa, adotando um olhar sistêmico que levará a soluções eficientes e sustentáveis.

Com uma nova visão do trabalho, somos os facilitadores num processo em que você identifica possibilidades de crescimento e buscar resultados que representem a concretização dos seus próprios sonhos.

Essa transformação vem alicerçada na metodologia tradicional adotada pelas consultorias empresariais, mas agrega conceitos que colocam o ser humano no centro da questão, gerando um clima de parceria através do qual se somam experiências e conhecimentos visando entregar valor aos clientes.

 

Você quer saber mais como a Florença Empresarial pode auxiliar seu negócio.

Entre em contato!

 

 

Compartilhe

CONFIRA

MAIS ARTIGOS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Shopping cart

0
image/svg+xml

No products in the cart.

Continue Shopping