Consultoria e Assessoria

img-1

Gestão para inspiração

Uma das palestras mais interessantes e comentadas da Expogestão 2012 (evento que acontece uma vez por ano em Joinville, SC) foi a de Romero Rodrigues, co-fundador da Buscapé Company, segundo site de comparação de preços lançado no mundo e líder na América Latina, com 15 milhões de visitantes por mês.

Romero contou que a ideia do negócio surgiu quando um dos amigos, e posteriormente sócio, procurou uma impressora para comprar na internet e percebeu que não havia sites para comparar produtos e serviços. Este fato, aliado ao pensamento de que o e-commerce seria um caminho sem volta, bastou para que quatro amigos, com quatro computadores e com R$ 4.800,00 no bolso fundassem, em 1999, a Buscapé, a maior empresa de e-commerce nascida no Brasil – o empreendedorismo em sua essência.

Ele ainda falou sobre os números do e-commerce, evidenciando o seu espantoso crescimento, puxado pelas classes C, D e E e a grande mudança no comportamento do consumidor. Nos Estados Unidos, segundo pesquisas citadas por ele, 50% das compras em lojas físicas já são influenciadas pela internet. Isso nos faz refletir sobre o quão imprescindível é ter um site funcional e atrativo, pois grande parte da venda de produtos e serviços inicia assim, com pesquisas na web.

Para empresas que, assim como a Buscapé, operam no mercado de internet, que muda constantemente, é de fundamental importância estar atento as novas tendências e sair na frente dos concorrentes. Mas outro grandedesafio citado por Romero é manter a equipe, com idade média de apenas 25 anos (no caso da Buscapé), produtiva e motivada sempre. O desafio é desenvolver, com eficiência, um “processo de gestão para inspiração”. Ele destacou que o que mantém as pessoas e as faz acreditar na empresa é o “olho brilhando”. Não são planos de carreira, missão e valores escritos que atraem estes jovens, mas a cultura vivenciada no dia-a-dia e a vibração dos gestores.

Romero falou sobre seu case de sucesso, mas sem deixar de comentar que ele e seus sócios quase faliram algumas vezes, enfrentaram crises e cometeram erros. Acredito que a palestra agradou tanto, justamente, porque trouxe exemplos que podem e devem ser aplicados em empresas de qualquer ramo e porte. Romero destacou três pilares fundamentais: empreendedorismo (para iniciar), conhecimento de mercado (para crescer) e gestão (para perpetuar).

Compartilhe

CONFIRA

MAIS ARTIGOS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Shopping cart

0
image/svg+xml

No products in the cart.

Continue Shopping