Consultoria e Assessoria

Florença Social encerra projeto na Casa São Felipe Neri

Há pouco mais de um ano saía do papel um projeto da Florença Empresarial que almejava gerar impacto na sociedade através da entrega de valor. A ideia era transformar o conhecimento adquirido ao longo dos anos em resultado efetivo para quem não tinha acesso a ele. Este sonho saiu do campo das ideias e das palavras no dia 4 de abril de 2017, quando foi lançado o 1º edital do Florença Social, projeto que busca compartilhar know how gratuitamente com associações e entidades sem fins lucrativos que prestem algum tipo de auxílio efetivo à população da região de atuação da Florença.

A entidade escolhida por edital para ser beneficiada com 1 ano de consultoria grátis foi a Casa de Acolhida São Felipe Neri, que atende cerca de 60 crianças de Blumenau em situação de vulnerabilidade social, na faixa dos 5 a 14 anos.

Para Giselle Stelle Cunha, fundadora da entidade, “gratidão é a palavra que define a passagem do Florença Social pela Casa”. Segundo ela, graças à consultoria a equipe sente-se mais forte e segura para seguir em frente diante de tantos desafios. “Este trabalho nos trouxe um norte e muitas mudanças. Passamos a prestar mais atenção nos processos e na gestão e buscamos pessoas que agregassem em nossa equipe, o que resultou em novas parcerias”, conta.

O consultor e coach da Florença que conduziu o trabalho, Uilker Benkendorf, lembra que o projeto cujo slogan é ‘Compartilhar para florescer’ busca auxiliar as instituições nas principais necessidades gerenciais, compartilhando com elas toda expertise dos consultores da Florença, ou seja, uma cultura de organização, planejamento e mensuração de resultados voltada ao aperfeiçoamento dos processos e a captação de novos recursos que garantam sustentabilidade.

Primeira etapa

Uilker conta que a primeira etapa, iniciada dia 26 de junho de 2017, foi reservada ao entendimento das principais necessidades da Casa, que passavam pela captação de recursos. “Dedicamos muito tempo e esforço a esse quesito, uma vez que a entidade sobrevive unicamente com o apoio de voluntários e tem muitas carências em função disso”, explica.

A equipe da Florença analisou o orçamento e as demandas financeiras da Casa e fez um levantamento de empresas potenciais para auxiliar com doações. No decorrer do ano de trabalho, com o auxílio de toda a equipe Florença, a Casa conseguiu captar empresas parceiras para patrocinar as obras necessárias para o desenvolvimento da estrutura física, assim como recebeu várias outras doações importantes.

O apoio da consultoria também foi essencial para habilitar a Casa a participar do orçamento municipal, assim como para criar um projeto de captação de verbas que foi apresentado ao empresariado num evento que contou com a presença de Amélia Malheiros, do Santa Catarina Moda Contemporânea (SCMC), e do empresário Carlos Tavares D´Amaral, da Associação Empresarial de Blumenau (Acib).

Paralelamente aos esforços para buscar sustentabilidade financeira criou-se um cronograma de atividades que envolvia foco nos processos, melhoria no setor administrativo, entre outros aspectos. Um dos pontos altos do trabalho ficou por conta do apoio de um parceiro que desenvolveu e reestruturou o site, a logomarca, os textos, um vídeo institucional de apresentação da Casa, material impresso, arte para confecção dos coletes utilizados nos pedágios, assim como um evento de apresentação da Casa ao empresariado. “Somos muito gratos pelo apoio do amigo Marco Rovela, da Box Produtora, que nos apoiou incondicionalmente neste projeto”, observa Uilker.

Para a consultora e coach da Florença, Adriana Moser, idealizadora do projeto, a proposta do Florença Social é lançar uma visão mais humanizada do trabalho, se propondo a buscar resultados que representem a concretização de sonhos. Esse contraponto ao modelo clássico de gestão coloca o ser humano no centro da questão, criando um clima de cooperação que envolve todos os agentes do processo e favorece a geração de valor.

“A participação do Marco, o empenho da nossa equipe e a dedicação dos 15 voluntários envolvidos no processo tornou o trabalho do Florença Social ainda mais valioso. É gratificante contribuir com pessoas que dedicam tempo, esforço e amor às causas sociais”, avalia Adriana.

Futuro

Mais gratificante ainda, completa Adriana, é saber que a semente plantada pelo Florença Social semeou de tal forma que o processo vai continuar. “Este ano tivemos a eleição da nova diretoria e já está definido que seguiremos firmes no processo de gestão sugerido pelo Florença Social”, avisa Giselle. Para ela, foi fundamental ouvir os conselhos e orientações de pessoas mais experientes. “Os consultores da Florença foram mais que especiais para nós. O acompanhamento do consultor Uilker, em especial, foi excepcional. Sempre que havia alguma dúvida ele estava disposto a ajudar, o que criou uma atmosfera de acolhimento e nos deixou confiantes para aceitar as diretrizes que recebíamos”, finaliza.

 

Entenda o Florença Social:

 

Slogan: Compartilhar para florescer

Projeto social da Florença Empresarial que busca compartilhar know how gratuitamente com associações e entidades sem fins lucrativos – desvinculadas do Poder Público – que prestem algum tipo de auxílio efetivo à população da região de atuação da Florença.

Serviços oferecidos através de seleção por edital:

Treinamentos, Capacitações e Consultoria nas seguintes áreas gerenciais:

  • Diagnóstico
  • Consultoria Financeira
  • Consultoria em Processos
  • Consultoria Administrativa
  • Consultoria em Projetos.

Etapas do processo seletivo: 

04/04 – Lançamento do Florença Social

24/04 – Prazo final para cadastro

02/05 – Contato e agendamento de visita às instituições selecionadas na 1ª fase

02 a 05/05 – Visita às instituições

10/05 – Divulgação da instituição beneficiada

26/06 – Início das atividades na Casa

02/05 – Encerramento da consultoria.

 

Cronograma de atividades previsto no Planejamento Estratégico:

 

Análise da legislação pertinente;

  1. Contratação de pedagoga;
  2. Análise da segurança jurídica e revisão do Estatuto;
  3. Desenvolvimento do Plano de Negócios, tendo como base as seguintes necessidades:

a)  Construção da Visão, Missão e Valores;

b)  Análise e construção dos principais projetos:

  1. Captação de voluntários;
  2. Obras emergenciais;
  3. Necessidades na área da educação;
  4. Aulas complementares;

c)  Construção do Fluxo de Caixa Projetado;

d)  Estratégia para captação de recursos e material de apresentação para as empresas;

e)  Estratégia para organização da Casa e descentralização da gestora;

f)   Construção dos procedimentos para funcionamento da Casa;

g)  Análises dos eventos complementares para a captação dos recursos;

h)  Treinamento e desenvolvimentos dos colaboradores/voluntários da Casa.

  1. Procedimentos;
  2. Engajamento e comportamento;

i)  Outros treinamentos para os voluntários:

  1. Coaching;
  2. Mentoring;
  3. Educação de crianças;
  4. Finanças;
  5. Gestão;

j)  Fortalecimento de parcerias:

  1. Parcerias com Universidades;
  2. Escolas Técnicas;

k) Outros treinamentos extra curriculares:

  1. Música;
  2. Estudo da Bíblia;
  3. Outros.

 

Tarefas executadas:


Agosto/2017

Conclusão da análise de demandas financeiras da Casa, orçamento e levantamento das empresas potenciais para auxiliar a Casa com doações;

Construção da Missão, Visão e Valores.

Setembro/2017

Ingresso no projeto do Sr. Marco Rovela, da Box Produtora, parceira que desenvolveu e reestruturou o site, a logomarca, os textos, um vídeo institucional de apresentação da Casa, material institucional impresso, arte para confecção dos coletes utilizados nos pedágios, assim como um evento de apresentação da Casa.

Confirmação de registro por parte de órgão municipal competente, habilitando a Casa para participar do orçamento municipal. Iniciou-se o preenchimento de todos os documentos para a finalização do projeto.

Outubro e Novembro/2017

Elaboração em conjunto do evento de apresentação do projeto para empresários, o qual foi realizado no CEB, com a presença da Sra. Amélia Malheiros (SCMC) e do Sr. Avelino Lombardi;

Liberação de exposição dos projetos para os núcleos da ACIB.

Dezembro/2017

Segue o planejamento, com foco na captação de recursos das empresas e também no auxílio para captação de doações para o Natal da Casa. Para este evento, o Florença Social conseguiu doações de roupas e chocolates de duas indústrias têxteis parceiras: Classe Têxtil Ltda., de Indaial/SC, e Chiesa Confecções Ltda., de Gaspar/SC.

Janeiro/2018

Revisão de textos e conclusão do novo site da Casa, assim como do material institucional.

Fevereiro/2018

Captação de nova doação de roupas para o bazar da Casa;

Desenvolvimento em reunião de todos os parâmetros das cotas e contrapartidas para as empresas parceiras;

Em todo o ano de trabalho, com o auxílio de toda a equipe Florença, a Casa conseguiu captar empresas parceiras para patrocinar as obras necessárias para o desenvolvimento de sua estrutura física.

Outras atividades desenvolvidas

Revisão do Estatuto e legislação da Casa;

Desenvolvimento dos gestores da entidade, com montagem de um organograma para a definição da nova diretoria (abril/2018).

Pendente

Em função do envolvimento maciço da equipe para criar os subsídios necessários para a captação dos recursos e cumprimento das principais etapas do projeto não foram concluídas as etapas dos treinamentos dos colaboradores/voluntários e treinamentos extracurriculares para as crianças.

Compartilhe

CONFIRA

MAIS ARTIGOS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Shopping cart

0
image/svg+xml

No products in the cart.

Continue Shopping