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COMO TORNAR O TEMPO SEU ALIADO?

Na busca por uma vida mais equilibrada e prazerosa, saber administrar o tempo é algo importante.

Você já falou essas frases?

“Não tenho tempo para nada”, “corro o dia inteiro e não consigo dar conta de tudo”, “preciso que o dia tenha 30 horas”.

O tempo é um dos recursos mais escassos e valiosos que existem, então, saber administrá-lo aumenta a chance de sucesso na vida profissional e pessoal, mas trata-se de um grande desafio.

Pensando nisso, compartilhamos com você algumas orientações e testes que podem ajudá-lo a administrar melhor o tempo, e como resultado, dar conta de tudo! 😉

Continue a leitura!

 

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Tempo e hábitos

A forma de lidar com o tempo faz parte de um conjunto de hábitos adquiridos, na maioria das vezes, de forma educacional.

Ou seja, ao longo da vida, somos preparados para executar nossas tarefas de certas maneiras, reagir de determinado jeito perante essa ou aquela situação, dedicar-nos com mais afinco a essa ou àquela atividade.

Sendo que, é esse aspecto educacional que muitas vezes nos leva a acreditar erroneamente que o tempo só é importante quando está relacionado a dinheiro, trabalho ou negócios.

Mas, a vida é mais ampla do que a profissão ou finanças. Possui dimensões que não cabem em currículos ou livros de contabilidade.

Para ajudar os filhos na lição de casa, fazer um passeio ou até mesmo ficar à toa, é preciso tempo — um bem imprescindível e valioso, que não pode ser desperdiçado ou usado incorretamente.

 

Inimigo ou aliado

Nesse sentido, é importante entender que existem duas formas de compreensão do tempo: o marcado pelo relógio e o que é sentido.

Em outras palavras, uma maneira de analisar essa diferença é definir o tempo como inimigo ou aliado.

Por exemplo, comparar a visão de um presidiário e a de um turista. Na cela, as horas transcorridas no relógio podem ser percebidas como uma “eternidade”.

Do contrário, para o turista, essas horas parecem “voar” e nem sempre são suficientes para realizar todas as atividades desejadas.

Do mesmo modo, o tempo de espera na sala do consultório parece passar muito mais devagar do que o tempo gasto em se preparar e sair par a consulta.

Em todas as situações, porém, o dia continua tendo 24 horas e cada hora, 60 minutos.

Continue a leitura, e entenda quais as áreas mais comuns de desperdício de tempo. ✅

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Áreas comuns de desperdício de tempo

Então, utilizar o tempo a seu favor, trará resultados positivos em sua vida pessoal e profissional.

Por isso, o tempo deve ser utilizado corretamente, diminuindo, dessa forma,  as consequências negativas quanto a realização de projetos, alcance de metas e objetivos.

Portanto, para minimizar atividades que desperdiçam  tempo é preciso, primeiro, saber quais são as atividades que estão limitando a sua utilização de maneira eficaz.

Em seguida, elencamos as sete áreas onde são comuns os desperdícios de tempo:

1-Planejamento

  • Dificuldade em antecipar problema, e em desenvolver planos alternativos para enfrentar problemas previstos.
  • Dificuldade em estabelecer objetivos.
  • Não dar importância necessária ao processo de estabelecimento de objetivos.

2-Comunicação

  • Utilização de canais inadequados para transmissão de instruções/informações.
  • Falta de obtenção de “feedback” (realimentação de informações).
  • Não ouvir com atenção.
  • Falta de clareza nas comunicações.

3-Administração

  • Dificuldade em estabelecer um procedimento para solução de problemas.
  • Excesso de tempo gasto “apagando incêndios” ao invés de preveni-los.
  • Decisões tomadas de última hora sem a preocupação com análise antecipada do problema.

4-Delegação

  • Fazer o trabalho que outras pessoas poderiam ou deveriam fazer.
  • Excesso de tempo gasto com trabalho de rotina e detalhes.
  • Dar responsabilidade sem autoridade necessária.

5-Auto-Disciplina

  • Falta de controle dos objetivos, prioridades e prazos.
  • Falta de disciplina para completar tarefas.
  • Mudança de objetivo para a seguinte, por desinteresse.

6-Decisão

  • Falta de confiança na sua habilidade de tomar decisões.
  • Tentativa de compartilhar responsabilidades.
  • Não permitir correr certos riscos nas decisões com receio de não estar tomando a decisão correta.

7-Execução

  • Tendência para adiar a execução de uma tarefa quando dispõe de tempo agora para executá-la.
  • Excesso de tempo gasto com trabalhos preferidos em lugar de prioridades de que você não gosta.
  • Interrupções de trabalhos impostos por você mesmo. Ex.: Cafezinho.

 

Você no manejo do tempo

Na sequência, preparamos um teste para que você possa pontuar situações que o limitam a utilizar o tempo adequadamente.

Siga as instruções e faça esse teste.

  • Preencha sim ou não para cada uma das sentenças.
  • Se você obteve soma igual ou acima de 04, na coluna, SIM, então pode ter dificuldades em adequar seu estilo pessoal ao gerenciamento do tempo.

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Então, como foi o seu teste? 👏

Independente dos resultados, abaixo seguem orientações para que você possa utilizar e gerenciar seu tempo de maneira eficaz.

 

10 pontos para melhorar o gerenciamento do tempo

 

Estabeleça prioridades

Nem tudo tem a mesma importância, portanto, é preciso fazer escolhas de acordo com essas prioridades, por exemplo, terminar a faculdade pode ser mais importante em determinado período de sua vida do que tirar um mês de férias.

 

Seja mais flexível diante das circunstâncias

Nosso dia a dia está cheio de contratempos e uma dose de flexibilidade nos permite fazer alterações necessárias, sem perder o foco e o humor.

 

Tempo e satisfação pessoal

Dedique uma parte do seu tempo para realizar atividades que lhe dão prazer, satisfação pessoal, ou que sejam relaxantes. Considere isso prioridade no mesmo patamar de escovar os dentes e tomar banho.

 

Relações pessoais e profissionais

Desenvolva relações pessoais e profissionais baseadas em confiança mútua, cultive a solidariedade. Relações com essas qualidades funcionam como importante suporte em situações critica, por exemplo, um vizinho de confiança pode ser de grande ajuda em momento de dificuldade.

 

Mantenha o foco ao decidir sobre o uso do tempo

Foco em quê? Nas suas necessidades e na pessoa que você QUER SER. Mudar é difícil.

 

Crie rotinas

Rotinas ajudam a desenvolver disciplina e reduzem a dispersão, aumentando nossa eficiência, por exemplo, no trabalho reserve uma hora todo dia para ler e responder os e-mails. Evite as tarefas “picadinhas”.

 

Aprenda a administrar as suas expectativas

Nem sempre é possível realizar todas as atividades com a qualidade que gostaríamos ou atingir os objetivos estabelecidos. Reavalie suas expectativas e redefina objetivos sempre que necessário, por exemplo, fazer faculdade, estudar inglês e trabalhar o dia inteiro pode não ser viável. Planeje no longo prazo.

 

Avalie se tudo que ouve ou vê te fará feliz

Não se deixe invadir por todos os estímulos, vendidos como importantes para sua felicidade. Fique em silêncio com você e exercite se ouvir.

 

Mantenha seu foco

Não fique de olho no que fazem os “vizinhos”. Isso pode confundir suas escolhas com as deles e fazer você ficar perdido e sem foco.

 

Escolhas e perdas

Lembre-se, na vida cada escolha gera uma perda. Afinal, escolher algo implica renunciar a outras possibilidades interessantes. Aprenda a lidar com esta realidade ou você estará sempre frustrado.

 

 

Esperamos que você possa, a partir de hoje, melhorar a gestão de tempo e conquistar seus objetivos!

E caso tenha necessidade de mais informações entre em contato conosco, clique aqui!

 

 

 

 

 

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