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8 Benefícios da Pesquisa de Clima para sua Empresa

A pesquisa de clima organizacional tem como objetivo detectar as percepções dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho da empresa na qual estão inseridos. 

Por meio desta ferramenta, é possível detectar o nível de engajamento, satisfação e produtividade dos colaboradores.

Veja o vídeo que preparamos para você. Trouxemos algumas informações importantes sobre os impactos do clima organizacional para uma empresa, que complementarão seu entendimento quanto a relevância da periodicidade na execução de pesquisa de clima.

 

Existe uma frequência ideal para aplicar a pesquisa?

A eficácia da ferramenta depende da sua estruturação e implementação. Não existe uma resposta certa em relação à frequência de aplicação, pois a realidade de cada empresa é única. O fato é que é importante estabelecer uma periodicidade para que a pesquisa se torne um processo rotineiro na empresa.

Vale considerar que após a aplicação da pesquisa é importante ter um tempo para a análise das respostas e avaliação das mudanças propostas para conseguir colocá-las em prática. Afinal, o objetivo é tornar o ambiente de trabalho melhor a partir das percepções dos próprios colaboradores.

Não adianta rodar a pesquisa e simplesmente não fazer nada a respeito. Justamente por isso é importante que a área de Gestão de Pessoas estabeleça uma periodicidade que faça sentido para a organização em questão. Normalmente, as empresas optam por rodar a pesquisa anualmente ou a cada semestre, mas não é uma regra.

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8 Benefícios da Pesquisa de Clima Organizacional para sua Empresa

Continue a leitura e entenda quais são os benefícios da pesquisa de clima organizacional, e também quais as principais vantagens de aplicá-la ao dia a dia de sua empresa. Vem com a gente!

Fortalece o sentimento de pertencimento

É aquela história sobre as pessoas gostarem de se sentir parte do todo, sabe? Quando estamos falando sobre uma empresa, a verdade é que no fundo todo mundo gosta de ter uma voz ativa e poder compartilhar as suas opiniões.  A pesquisa de clima organizacional permite, portanto, que todos sintam que têm a oportunidade de expor suas percepções e dar sugestões para a construção de um dia a dia mais agradável.

Melhora a harmonia do ambiente

Uma boa pesquisa de clima organizacional é capaz de detectar problemas de convivência e possíveis conflitos que possam estar atrapalhando a rotina de trabalho. Dessa forma, conseguimos analisar a causa do problema e pensar em soluções, o que resulta em um ambiente mais agradável e harmonioso.

Cria maior abertura para a comunicação

Muitas pessoas têm vergonha ou receio de expor suas dúvidas, percepções e críticas e a pesquisa é uma maneira mais fácil de iniciar um diálogo em torno destas questões. Dessa forma, todos conseguem interagir melhor com as pessoas, como os próprios gestores com seus times.

Redução de turnover e absenteísmo 

Quando as pessoas são estimuladas tendem a permanecer mais tempo em um emprego. A remuneração não é mais a única justificativa para um turnover elevado. Isso significa que é preciso ir além e realmente ter clareza, por meio de uma pesquisa de clima organizacional, sobre o que pode estar afetando a satisfação dos seus colaboradores.

Não é novidade que colaboradores infelizes e desmotivados tendem a faltar mais ao trabalho ou podem até chegar a pedir demissão. Nenhum destes dois cenários é benéfico para a empresa, que além de custos elevados, também precisa alocar profissionais para trabalharem com foco em uma nova contratação.

Aumento dos níveis de produtividade e engajamento

Conforme tudo o que já foi dito no artigo, não há dúvidas de que a pesquisa de clima organizacional impacta na produtividade, satisfação e engajamento dos profissionais.

Pois, se a empresa está sempre em busca do entendimento do que não vai bem para propor melhorias, o natural é que os problemas sejam solucionados e os colaboradores voltem a se sentir felizes e, consequentemente, tenham mais vontade de produzir.

Maior clareza em relação ao que já está funcionando bem

Vale lembrar que a pesquisa não tem como objetivo apenas detectar o que não está funcionando na empresa. Ela também deve investigar pontos positivos para que, assim, possa fortalecê-los ainda mais.

Melhora na atração de talentos

Empresas que contam com um sólido processo de pesquisas de clima organizacional também são bem vistas no mercado. Portanto, esse é um ponto positivo para a atração de talentos também, afinal, muitos profissionais colocam na balança esse tipo de iniciativa quando precisam decidir se irão aceitar uma proposta de emprego.

Redução de gastos

Esse benefício envolve as questões financeiras. Isso porque ao reduzir índices de absenteísmo e turnover e garantir colaboradores mais produtivos e engajados, consequentemente, o impacto na contabilidade é positivo.

 

Quer saber como começar agora mesmo a planejar a próxima pesquisa em sua empresa?

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