2022-dicas-produtivo-planejamento-gestão-previsões

Saia do mundo da fantasia! 13 dicas e constatações reais para um 2022 mais produtivo

Você está em busca de um 2022 mais produtivo? Todo novo ano nos traz  a expectativa que algo surpreendente acontecerá, não é mesmo? E você pode sim, ter um ano diferente, só depende de você e do quanto está disposto a mudar, incluindo novos hábitos, riscando os velhos, por exemplo.

Nesse artigo abordaremos 13 dicas e constatações reais que podem transformar  verdadeiramente o seu ano, tornando-o mais produtivo em todos os aspectos.

dicas-planejamento-protutivo-gestão-2022

Previsões para 2022?

Bem clichê, mas é bem assim que funcionamos. A cada ano novo, surgem os mesmos dilemas e como sempre, temos a necessidade de antever o que pode acontecer em todos os cenários que podem influenciar nossas vidas.

Tentamos prever as mudanças nos rumos da atividade econômica do país e do mundo, os impactos de decisões políticas, sociais, financeiras, tributárias, de saúde pública (xô pandemia!), ou seja, tudo o que afeta diretamente o seu negócio e da mesma forma ou com maior intensidade, a sua vida como empresário, como empregador, como investidor, como colaborador, como consumidor, como “gente”.

Não há nada de errado nisso, aliás, é bem pertinente que tenhamos em mãos uma boa bússola para direcionar as nossas decisões mais importantes, porém nesta balança, normalmente não há equilíbrio.

Tudo isso é muito importante, porém, temos que ter em mente que, o que define a nossa realidade, são os aspectos que são normalmente controlados por nós, e não o inverso.

Não estou negligenciando os impactos “macro” citados acima, porém, tenha em mente que o que define a realidade do seu negócio, normalmente está diante dos seus olhos e não o contrário.

Muitas vezes nos preocupamos tanto com questões complexas e incertas, (gastando um volume gigante de energia em horas de discussões infundadas) e esquecemos de olhar para a gestão do nosso negócio, em como estamos conduzindo as pessoas, os processos e a estratégia.

Estamos muitas vezes mais preocupados com os impactos da próxima eleição e da copa do mundo de futebol, porém, não somos capazes de fazer um planejamento financeiro, comercial, de produção e estratégico para o nosso negócio. Estamos preocupados com as oscilações do dólar e da bolsa de valores (importantes em vários cenários), porém, muitas vezes não temos um demonstrativo de resultado para compreender a realidade do resultado do nosso negócio.

Revise seus conceitos em 2022

Em resumo, você está olhando para onde? Para que direção?

Muitas vezes fazemos um esforço sobrenatural para enxergar algo incipiente, muitas vezes até intangível (que não faz o menor sentido ou que não exerce influência real nas nossas vidas profissionais e pessoais) e esquecemos que o que precisamos muitas vezes é olhar para o nosso próprio umbigo, para os nossos próprios dilemas e desafios e mergulhar profundamente em busca de soluções e readaptações.

Acredito que se você chegou até aqui, compreendeu que eu não estou descartando o todo, mas que estou dando ênfase a necessidade de uma revisão de conceitos.

Essa revisão de conceitos pode ajudar você a construir um 2022 mais produtivo, com resultados que realmente impactem na sua vida e nas pessoas que estão em sua volta.

dicas-2022-planejamento-produtivo-gestão-previsões

13 Dicas e constatações para um 2022 mais produtivo

Somos bombardeados diariamente por previsões e dicas sobre como conduzir a nossa vida empresarial e pessoal, certo? Ou seja, a impressão é que todos querem moldar a nossa forma de lidar com os problemas, com processos muitas vezes impraticáveis e com dicas que não fazem o menor sentido prático, concorda? Em resumo, temos que sair das nuvens e colocar o pé no chão, portanto, seguem algumas dicas e constatações para você praticar em 2022:

  1. Você terá ainda mais trabalho e desafios para superar! Bem-vindo ao clube!
  2. O seu sucesso em qualquer área de atuação é resultado de muita disciplina, estudo e dedicação, ou seja, é diretamente proporcional ao seu esforço.
  3. Aprenda a gerir e liderar pessoas! Você não gosta disso? Aprenda a gostar ou se você tem condições, contrate profissionais que façam isso. O nível de complexidade das relações humanas dentro e fora do trabalho só aumenta, portanto, dedique-se a isso, pois a cada ano que passa, este é o maior diferencial dentro das empresas.
  4. Não esqueça que independente de quem seja o seu candidato nas próximas eleições, o mundo não vai parar por isso, portanto os problemas precisam de soluções e sua empresa, seu setor, sua vida precisa de gestão.
  5. Você quer mudar o mundo? Comece pelo seu quarto! Comece com a organização dos processos mais simples, transformando-os em rotinas positivas, para você ter condições de planejar adequadamente cada passo importante do seu negócio. Fazendo somente uma analogia, não adianta sonhar com grandes coisas, se você não “arruma sua cama após acordar”.
  6. Dedique-se aos números! Estou falando do seu planejamento pessoal e também do planejamento da sua empresa.
  7. Quer colher resultados diferentes? Concentre-se naquilo que é realmente importante, e não naquilo que todo mundo faz.
  8. Seja seletivo! Ninguém consegue absorver tudo o tempo todo! Palavra de ordem: FOCO!
  9. Quer ser resiliente? Comece a enfrentar de fato os problemas da sua vida. O primeiro passo para a evolução é começar a tirar a sujeira debaixo do tapete, e começar tratar problemas antigos que estão pendentes.
  10. Esteja cercado do maior número de pessoas que realmente se importam com você. Ninguém consegue nada sozinho, porém preste atenção no seu time e na qualidade dos seus relacionamentos.
  11. Cuide da sua saúde física e mental, afinal, nestes tempos sombrios, a frase clichê que “o que importa é ter saúde”, é mais válida do que nunca.
  12. Tenha momentos de solitude! A solitude é um estado de isolamento voluntário e positivo. Muitas vezes, prefira o silêncio e a reflexão.
  13. Enfim, independente da sua religião, não esqueça do alicerce maior: Deus! Ele é o único que consegue conduzir e resolver qualquer coisa, independente do nível de complexidade.

E não esqueça: este ano será tão incrível e imperfeito quanto qualquer outro! Problemas existem sempre, e estamos aí para resolve-los!

Compartilhe

CONFIRA

MAIS ARTIGOS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Shopping cart

0
image/svg+xml

No products in the cart.

Continue Shopping