Consultoria e Assessoria

tomada-de-decisao-como-tomar-decisoes-eficazes-1

Como tomar decisões eficazes?

Os ambientes organizacionais exigem, o tempo todo, que decisões eficazes sejam tomadas, problemas sejam resolvidos e que oportunidades sejam aproveitadas.

Toda tomada de decisão deve resultar na melhor escolha para a solução de um problema ou oportunidade para a empresa. O contexto geral define a complexidade do processo de decisão, que após tomada, poderá gerar efeitos positivos ou negativos.

Em sua maioria, as decisões estão relacionadas aos valores e princípios que carregamos e, também, ao que já experimentamos ou conhecemos.

É comum que tanto em âmbito pessoal como profissional, passarmos a maior parte do tempo tomando decisões, desde as mais simples até as mais complexas. E lembramos que todas geram alguma consequência, seja positiva ou negativa.

Durante a leitura desse artigo compartilharemos com você alguns dos fatores que influenciam às decisões eficazes, assim como habilidades encontradas nos melhores decisores. Confira!

tomada-de-decisao-como-tomar-decisoes-eficazes-3

 

Líderes e decisões eficazes

Um dos aspectos básicos do cargo de LÍDER é a necessidade de tomar decisões e responsabilizar-se pelos resultados. João Alves, um especialista em administração, realizou uma pesquisa sobre líderes nas áreas industrial e comercial. Todos os que responderam à pesquisa disseram que a capacidade para decidir é um dos atributos essenciais de um líder.

Tomar decisões é ter a competência para processar informações mediante uma análise lógica e objetiva. É confiar em si mesmo na hora de decidir. É estar preparado para correr riscos razoáveis e para ser responsabilizado pelos resultados.

Isso significa que tomar decisões não é uma competência isolada, mas uma atividade multidisciplinar, que combina com diversas outras competências.

Para tomar decisões eficazes, temos de obter e analisar dados. Pode ser preciso, ainda, consultar outras pessoas e persuadi-las a seguir uma determinada estratégia.

Em síntese: às vezes, tomar decisões é ainda mais complicado, pois, não podemos nos dar ao luxo de obter toda a informação necessária nem de consultar todas as pessoas que gostaríamos de consultar.

 

Decisões versus soluções de problemas

A tomada de decisões está intimamente ligada à solução de problemas e diversas escolas discutem a natureza dessa ligação.

Uma delas afirma que os termos são sinônimos. Se existe uma lacuna entre o que somos agora e o que queremos ser, temos um problema. Para resolvê-lo é preciso decidir. Sob esse ponto de vista, portanto, resolver problemas e tomar decisões são coisas semelhantes.

Um ponto de vista diferente é o de que resolver problemas é um processo e a tomada de decisões é apenas uma parte dele. Outros dizem, ainda, que o principal papel de um líder é tomar decisões, com menor ênfase na solução de problemas.

Fatores que influenciam as decisões

Sabemos que existem fatores que influenciam direta e indiretamente nossas decisões.  Ou seja, entendemos que nossas decisões são tomadas através de um padrão criado com base em nossas experiências de vida, por exemplo. Abaixo compartilhamos alguns dos fatores que influenciam nossas decisões, confira:

  1. O conhecimento e a experiência de quem toma a decisão;
  2. As informações disponíveis para essa pessoa;
  3. O tempo disponível;
  4. O tipo de decisão. Trata-se de uma situação nova ou já se tomaram decisões parecidas anteriormente;
  5. O risco envolvido na decisão;
  6. O conhecimento que a pessoa tem das ferramentas que facilitam a tomada de decisões e a sua habilidade para usá-las;
  7. A posição do tomador de decisões e o seu nível de autoridade na empresa.

Além dos fatores levantados acima, ainda é importante conhecer exatamente o problema e analisar as informações acerca desse problema, facilitando dessa forma a tomada de decisão.

 

tomada-de-decisao-como-tomar-decisoes-eficazes-2

Decisões Eficazes

Quando eficaz, a tomada de decisões faz com que um projeto avance, modifica uma situação ou ajuda a alcançar objetivos.

Geralmente, não estamos em busca da “decisão perfeita”, mas, de uma que dê andamento ao processo ou que satisfaça os pré-requisitos da situação dada.

Se adiarmos a decisão até encontrar uma solução que consideremos 100% eficaz, ficaremos no mesmo lugar ao invés de avançar.

Segundo o escritor Herbert A. Simon, “Na maior parte das decisões, a questão não passa por encontrar a agulha mais pontiaguda do palheiro, mas, uma com a qual possamos costurar”.

Isso dá espaço para incluir palpites, intuições ou métodos empíricos no processo de tomada de decisões, o que não significa que possamos ser displicentes. Aliás, pelo contrário: antes de decidir, devemos reunir informações relevantes, conversar com as pessoas envolvidas e refletir sobre as consequências.

 

Você tem perfil de quem sabe tomar decisões eficazes?

Separamos aqui uma série de informações para você identificar se tem perfil de um bom tomador de decisões. Confira:

Os bons tomadores de decisões são proativos. Ou seja, eles não apenas reagem às situações, mas, dão início a novas maneiras de trabalhar.

Eles não aceitam a maneira usual de realizar as coisas, questionam o que estão fazendo e se perguntam por que estão fazendo. Na verdade, questionam 80% das decisões de rotina que tomam.

Os melhores tomadores de decisões estabelecem suas metas e seus objetivos. Assim, estimulam a busca por mais alternativas.

Os bons tomadores de decisões têm a habilidade de manter o foco na melhor opção e demonstram segurança, mesmo quando não contam com o respaldo de outras pessoas.

Eles têm um conhecimento sólido do seu negócio e a habilidade para observar as ramificações das ações. Podem ver, enfim, o que os outros não percebem.

Mesmo os melhores tomadores de decisões cometem erros e, quando o fazem, esses erros costumam ser grandes. Mas isso não os desanima, eles continuam confiantes nas suas habilidades.

Os grandes tomadores de decisões costumam estar ansiosos para resolver problemas. Assim, acreditam que correr riscos seja uma responsabilidade sua e costumam estar preparados para isso. Na verdade, os riscos não são tão altos na visão deles quanto na de outros.

Melhores tomadores de decisões

Existem algumas habilidades em comum entre os melhores tomadores de decisões. De acordo com Robert Heller, autor do livro “Os Tomadores de Decisões”, ele destaca as seguintes habilidades para os melhores decisores:

  • Inovam: geram novos produtos e serviços;
  • Expandem: constroem impérios;
  • Melhoram: assumem uma área com um desempenho baixo e modificam o quadro, fazendo o que é bom se tornar excelente;
  • Antecipam futuros momentos de decisão;
  • Reúnem informações;
  • Trabalham com alternativas;
  • Chegam a conclusões e implementam a decisão.

Para fazer tudo isso, eles precisam de uma dose de intuição, de bom senso e de vontade para agir.

Por fim, a melhor maneira de evitar erros numa tomada de decisão é ser sistemático. Siga um processo metódico, reúna informações, procure soluções alternativas e finalmente tome a decisão.

Quais as suas maiores dificuldades no momento de uma decisão? Compartilhe conosco nos comentários.

 

Sobre a Florença

Florença Empresarial se propõe a trabalhar com sinergia para que propósitos pessoais e profissionais possam convergir, transformando resultado em bem social.

O caminho que escolhemos para atingir essa maturidade na sua empresa é reunir ferramentas de consultoria com técnicas de coaching, somando métodos com comportamento humano, ou seja: pessoas + processos = resultado.

A consultoria estratégica que aplicamos ajuda você, empreendedor, a enxergar as engrenagens da sua empresa, adotando um olhar sistêmico que levará a soluções eficientes e sustentáveis.

Com uma nova visão do trabalho, somos os facilitadores num processo em que você identifica possibilidades de crescimento e buscar resultados que representem a concretização dos seus próprios sonhos.

Essa transformação vem alicerçada na metodologia tradicional adotada pelas consultorias empresariais, mas agrega conceitos que colocam o ser humano no centro da questão, gerando um clima de parceria através do qual se somam experiências e conhecimentos visando entregar valor aos clientes.

Você quer saber mais como a Florença Empresarial pode auxiliar seu negócio?

Entre em contato!

 

Compartilhe

CONFIRA

MAIS ARTIGOS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Shopping cart

0
image/svg+xml

No products in the cart.

Continue Shopping