Falta tempo no seu dia ou foco e planejamento?

Ter foco é ter um objetivo, é ser determinado a alcançar ou atingir uma meta com prioridade, sem desvirtuar para outro caminho. Falamos tanto em foco, mas por que é tão difícil mantê-lo?

É simples compreender: não sabemos administrar o nosso tempo! Reclamamos diariamente que estamos estressados, cansados, sem tempo pra nada, que o dia deveria ter 36 horas, mas continuamos a fazer tudo do mesmo jeito o tempo todo. O que buscamos é que o mundo se adapte ao nosso jeito de gerir as coisas e, normalmente, não damos um passo em direção ao entendimento de que nós somos os responsáveis pela organização da maior parte das atividades do nosso dia-a-dia.

Muitos concentram os esforços no futuro, no que deveria acontecer, sonhando com dias melhores; outros estão demasiadamente no passado, tentando fazer com que o dia de hoje seja tão bom quanto os que já passaram. Precisamos entender o seguinte: o passado precisa ser colocado na balança com 10% do peso, já que nossas experiências são importantes para a construção da nossa vida; o futuro precisa ser colocado na balança com 30% de peso, já que sem isso não existe planejamento; mas 60% dos esforços devem estar no presente, nas atividades diárias.

Outra problema é que a maioria das pessoas se especializou em procrastinar, em deixar para amanhã. Se fizermos uma análise rápida, temos mais atuação em questões urgentes do que nas mais importantes, pois priorizamos as urgências, uma vez que não existe mais tempo para concluí-las. Na lista de prioridades, as situações importantes estão sempre voltando para o fundo da “pilha”, pois não planejamos diariamente nossas atividades. É certo que situações urgentes vão surgir, mas em que proporção?

Apesar da redundância, lembre-se sempre que a prioridade é manter as prioridades em primeiro lugar. Portanto, classifique suas prioridades, planeje o seu dia e sua semana, tome nota das coisas e aprenda a dizer ‘não’.

Responda rápido: fazendo uma analogia da sua vida com um voo de avião, você está na posição de piloto ou passageiro? Penso nisso!





Você gostou? Compartilhe com seus amigos