Comunicação assertiva

Você sabia que 60% dos problemas das empresas são causados por falhas de comunicação? A falta de comunicação é quase uma doença silenciosa. Ninguém nota sua relevância até que problemas comecem a surgir. Alguns, mais graves, como: negócios perdidos, projetos mal-acabados, processos ineficientes, talentos demitidos e sociedades rompidas.

Precisamos recuperar o hábito de dialogar de forma clara, evidenciando nossas expectativas e encurtando o caminho para o entendimento e as soluções. Seguem algumas dicas simples neste sentido:

  • Explique suas expectativas: as pessoas processam as informações de formas diferentes, e o que é claro para você, pode não ser para o outro. Lembre-se: a comunicação é eficaz quando sua mensagem é entendida. 
  • Cuide com as mensagens de texto: nem tudo pode ser tratado pelo whatsapp ou por e-mail. Há situações em que o ‘olho no olho’ é insubstituível. 
  • Seja objetivo: algumas pessoas são mais prolixas e têm dificuldades em ir direto ao ponto, mas especialmente no mundo corporativo é importante que a comunicação seja simples e direta. Lembre-se: você está lidando com profissionais. 
  • Admita que não sabe:  pergunte sempre que estiver com dúvidas e evite que mal-entendidos possam se transformar em problemas graves. 
  • Ouça mais: ouvir também faz parte da boa comunicação. Preste atenção no que a outra pessoa está dizendo, olhando-a nos olhos. 
  • Fale a verdade: se o seu discurso não estiver coerente com seus sentimentos você não conseguirá comunicar com eficiência. Lembre-se: o corpo fala!




Você gostou? Compartilhe com seus amigos