Organize e descentralize a Gestão de Compras

Na Gestão de Compras, as indústrias sempre encontram dificuldade para criar uma rotina de trabalho em função das diversas prioridades que surgem a cada momento. Dependendo do segmento da empresa, essa área pode ser muito sobrecarregada, sendo responsável por comprar itens de produção, manutenção, escritório e outros, além de fazer as devidas cotações antes de adquirir cada um. Diante desse cenário, como tornar o setor mais eficiente quando tudo parece ser ‘para ontem’?

Na verdade, quando temos uma situação assim, a área responsável deve ter sempre em mente que a fábrica não pode parar, ou seja, itens de manutenção de equipamentos e de insumos têm prioridade total! Peças cruciais que, se quebrarem ou danificarem a produção para, devem estar em estoque de Almoxarifado. O mesmo acontece com insumos insubstituíveis da linha de produção.

Para desafogar a área de compras é importante avaliar criteriosamente cada item, pois muitas vezes podemos delegar a compra para outro departamento. Itens como materiais de escritório, por exemplo, podem ser solicitados por colaboradores da Recepção ou do RH. Itens comuns de produção podem ficar a cargo do gestor industrial.

Criar uma rotina com procedimentos na nossa própria área de atuação, sem absorver atividades em excesso para ‘mostrar competência’, é fundamental! Para isso, é preciso identificar e organizar as prioridades, agilizar as negociações e administrar com segurança as principais atividades e atribuições. Fica a dica!

 





Você gostou? Compartilhe com seus amigos