Pronto para encarar o cenário de 2020?

O que você está fazendo neste momento para realinhar seu negócio e adaptá-lo a realidade atual? Você tem números e informações que refletem a realidade ou tem dúvidas a respeito do que está acontecendo internamente na empresa? Seja qual for a sua resposta, vamos falar sobre estratégias para prosperar em meio as atuais expectativas do mercado.

No último dia 26, o Banco Central (BC) aumentou ligeiramente a previsão de crescimento da economia para este ano e anunciou a previsão de melhora no ritmo de crescimento para 2020. A projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no País, passou para 0,9% em 2019, e para 2020, ainda com elevado grau de incerteza, projeta-se um crescimento na ordem de 1,8%.

E tudo condicionado a continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira. Já nos números setoriais, o crescimento da agropecuária passou para 1,8%, o desempenho da indústria foi para o pífio 0,1%, o setor de serviços teve crescimento na ordem de 1% e o comércio em um ritmo de recuperação gradua, porém lento. 

Aí vem a pergunta: O que podemos fazer diante de um cenário tão áspero?

Não esperar pelo futuro e, sim, construir um presente diferente! Por mais que seja óbvio o papel do governo em todo este cenário, não podemos simplesmente esperar por dias melhores, já que tudo caminha a passos lentos. Temos que realinhar nossas estratégias, processos e pessoas, adaptando-os a realidade atual do mercado e principalmente a realidade de cada empresa. Isso não seria óbvio, já que estamos navegando em águas turbulentas há vários anos? Sim, porém a prática difere da teoria.

Por mais que saibamos disso, muitas vezes estamos focados no passado ou no futuro, deixando de agir para mudar o agora. Além disso, a mudança está condicionada a nossa capacidade de geração de informações qualificadas a respeito do nosso negócio, fator essencial para que possamos escolher o caminho a tomar.  

Então pense um pouco e responda à questão inicial: O que você está fazendo neste momento para realinhar seu negócio e adaptá-lo a realidade atual? Você tem números e informações que refletem a realidade ou tem dúvidas a respeito do que está acontecendo internamente na empresa? Pense muito nisso e depois mãos à obra!

 





Você gostou? Compartilhe com seus amigos