Identificando Gargalos Industriais

Os processos de produção, independentemente do segmento, precisam ser criados com todas as etapas bem controladas e com equipamentos e capacidades que atendam o processo como um todo. Nesse sentido, o foco deve estar na construção de um processo contínuo ou na chamada ‘linha de produção’.

Eventualmente algumas indústrias precisam adaptar a linha de produção à estrutura do prédio, do terreno, além de outros aspectos, o que pode fazer com que essa linha de produção se torne ineficiente em função dos gargalos gerados em decorrência dessas adaptações. Contudo, é possível identificarmos estes gargalos e otimizarmos nossa linha para que se torne eficiente e com menos desperdícios.

Um gargalo industrial é a diferença entre as capacidades de produção geradas entre as etapas do processo. Portanto é muito importante o trabalho da engenharia de processos, pois é ele que define com exatidão os equipamentos a serem instalados e suas capacidades de produção, para que a linha realmente tenha um fluxo contínuo, eficiente e eficaz.

Um grande identificador de gargalos são os estoques intermediários. Às vezes, eles são necessários em função de algumas particularidades do processo e, dependendo das suas disparidades, podem demonstrar um gargalo ou uma ineficiência na linha de produção. Portanto é de suma importância a identificação das reais capacidades de produção por equipamento ou fase da linha produção, para que sejam aplicados ajustes e correções no processo.

Muitas vezes, dependendo da capacidade instalada e consumo de energia do equipamento industrial, o simples ato de ligar, desligar e ligar novamente, gera mais desperdício e mais consumo do que se estivesse funcionando 8 horas ininterruptas.

Assim, a gestão industrial deve ter em mente que o processo deve estar perfeitamente sincronizado como um fluxo contínuo, sendo que o foco deve estar na melhoria contínua e aplicação das ferramentas necessárias para otimizar o processo produtivo.

Deseja saber mais e aplicar as ferramentas adequadas ao seu processo produtivo? Fale conosco!

 

 





Você gostou? Compartilhe com seus amigos