Problemas com o estoque?

A linha de produção da sua empresa possui estoques periféricos em cada etapa do processo, o que acaba complicando a contagem para inventário, bem como a precisão das informações de estoque? O que fazer para minimizar estes problemas?

  1. Contratar um funcionário no cargo de inspetor de produção para controlar o consumo;
  2. Criar um setor de pesagens;
  3. Colocar balanças registradoras nos processos;
  4. Alternativas B e C são corretas.

Quem respondeu alternativa D acertou em cheio! Muitas fábricas, em suas linhas de produção, acabam tendo estoques periféricos no meio do processo. Às vezes, um ingrediente de uma receita tem uma quantidade muito inferior a um saco de 10 kg deste produto, por exemplo. Este saco acaba ficando em um estoque intermediário da fábrica, um estoque chamado de ‘periférico’, o qual será utilizado no outro dia, e assim por diante, dificultando o controle dos materiais.

Existem duas formas de resolver este problema. A primeira delas é criar um setor de pesagem, onde o funcionário irá pesar todos os ingredientes da receita, fazendo com que o material seja consumido apenas na quantidade exata da receita, não ficando estoque de matéria-prima no setor.

A outra forma é intensificar o controle, colocando balanças registradoras nos processos em que seja necessário um estoque intermediário. Essa balança é regulada para que tenha os ‘batch’ registrados. Se na receita o item consome 20 kg, por exemplo, esta balança registra esta passagem de 20 kg para o processo, aumentando assim o controle destes insumos que, sem o devido controle, tornam-se muito vulneráveis e perigosos para um resultado negativo.

Devemos considerar que a baixa do estoque deve ser dada pela embalagem macro do ingrediente e o controle de fábrica pelo consumo, porém em um inventário devemos consolidar essas informações, utilizando todas as embalagens fechadas juntamente com o saldo de material das embalagens abertas, tornando as informações mais corretas e controladas.





Você gostou? Compartilhe com seus amigos