Dicas

Planejamento de 2020

Estamos praticamente em setembro, você já pensou no planejamento de 2020? Quais são os seus desejos, metas e estratégias para o próximo ano? A correria do cotidiano nos força a focar no presente, mas ter um olhar clínico para o futuro é fundamental. É certo que o momento não está tão propício para planejar os próximos 5 ou 10 anos, contudo você pode e deve analisar, organizar e direcionar o trabalho do próximo ano.  

O primeiro aspecto essencial desse trabalho é tirar os planos do campo das ideias e levá-los para o papel. O segundo é repetir essa prática anualmente, para que se construa um norte que possa orientar as decisões e ações com a devida antecedência. Planejar é uma arte que, infelizmente, poucos colocam em prática, porém é um divisor de águas quando o assunto é tranquilidade e cumprimento de objetivos.  

Mas afinal, o que deve ser analisado neste processo?

Comece olhando para a performance de 2019, ou seja, avalie como foi o desempenho da equipe, das vendas, do lucro, dos produtos ou serviços. Que ameaças ou oportunidades surgiram no período? Quais são as ações necessárias para garantir a margem de contribuição necessária e como é possível superar o ponto de equilíbrio? É preciso redimensionar os custos, as despesas ou ampliar o faturamento? Resumo: o que precisa mudar ou ser potencializado no negócio?

Transferindo estas e outras perguntas e análises para o papel, com cálculos precisos e uma visão geral da empresa, fica muito mais fácil avaliar e encontrar soluções para os desafios impostos ao negócio num futuro próximo.

Engajar a equipe nos propósitos e estratégias do negócio também é essencial para ter resultado e, para isso, é preciso direcioná-la. Dentro desse contexto, ter um planejamento bem desenhado faz toda diferença, pois facilita a participação ativa da equipe no processo. Vale lembrar que, assim como você, seus colaboradores conhecem profundamente os detalhes da sua operação, portanto invista neles!

Pense nisso e se precisar de ajuda conte conosco!   

Você gostou? Compartilhe com seus amigos