Como reagir a problemas em escala?

Semana começando, você mal pisa no escritório e já descobre que perdeu um grande contrato para o concorrente. Na sequência, aquele colaborador nota 10 pede demissão e você não tem poder de ação para retê-lo. Nesta mesma manhã, fica sabendo que os lotes de produtos que deveriam ter sido despachados na sexta-feira ainda estão na empresa. Qual é a sua reação diante de tantas adversidades?

Fica revoltado, desconta em quem está ao lado ou fica paralisado? Cuidado, reações impulsivas nos impedem de pensar de forma construtiva! O grande desafio nesta hora é transformar as experiências negativas em algo produtivo com resiliência, pois profissionais resilientes vão rapidamente da causa à ação, ou seja, focam na solução.

Confira 3 dicas para melhorar sua reação frente aos problemas:

  1. Se concentre naquilo que pode melhorar, e não em identificar todos os fatores que originaram o problema. Pense com foco;
  2. Evite buscar a origem dos problemas em si mesmo e nos outros. Foque nos efeitos positivos que suas ações podem ter para solucionar o problema;
  3. Não somatize! Veja o problema de forma individual e passível de controle, e não algo que vá causar uma cadeia de eventos devastadores.




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