Dicas

Estamos na metade do ano, e as contas?

Já estamos na metade do ano e você ainda não sabe se sua empresa conseguirá cumprir com os compromissos? Será que vai mesmo precisar fazer um novo empréstimo ou atrasar alguma conta? Você precisa de uma previsão de fluxo de caixa!

Na vida pessoal ou na empresa, é fundamental ter o mínimo de previsibilidade para saber se as contas vão fechar ou se será necessário aumentar as receitas, diminuir as despesas ou buscar dinheiro de fora.

Fazer um planejamento financeiro através de um fluxo de caixa não é bicho de sete cabeças e você já tem em mãos todas as informações de que precisa: o seu histórico de pagamentos, vendas e recebimentos dos últimos meses e do ano passado, além dos compromissos já assumidos para os próximos meses.

Se você nunca usou esse tipo de ferramenta ou sente dificuldade para entender as informações do seu sistema, o Excel é uma alternativa simples e prática.

Parte da ansiedade que você sente é justamente por não ter essa visão clara. Tomar consciência da situação é o primeiro passo para buscar as alternativas que irão solucionar o problema.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você gostou? Compartilhe com seus amigos