Dicas

A crise ensina como superar problemas

Você sabe o que é inação? Inação é o estado em que não se age, de inércia, de hesitação com falta de decisão. Em época de crise, há quem fique paralisado e há quem aja com precipitação, de forma aleatória, o que é tão ruim quanto não agir. Trazemos esses conceitos porque é justamente na crise que grandes oportunidades aparecem, por isso não podemos ficar inertes.

Por mais que você já esteja fazendo as devidas análises interna, é fundamental medir diariamente a pulsação do negócio. Temos que analisar periodicamente e de forma precisa a melhor forma de blindar nossas margens e lucratividade. É aí que entra o planejamento financeiro e orçamentário, que considera cenários pessimistas, realistas e otimistas.

Para cada cenário, avalie o impacto dos resultados financeiros, considerando também todos os recursos necessários para que estes sejam cumpridos – seja com pessoas, processos, ou outros investimentos. A partir do momento que você simula cenários, começa a compreender como sua empresa será afetada e, assim, sabe como melhorar o desempenho dela.

O objetivo essencial dessas análises é garantir que a empresa tenha um fluxo de caixa adequado ou preveja possíveis necessidades de captação de recursos, planejando tudo com o devido tempo e com custos adequados à operação.

Além disso, é essencial o controle da inadimplência, da concessão de crédito, um trabalho forte de redução de custos e despesas.

Na outra ponta, pense em como potencializar a receita: lançar versões mais baratas de produtos existentes, melhorar as campanhas de produtos que o cliente está comprando com preço cheio, redirecionar verbas para retenção de clientes, entre outros. Em resumo, é momento de agir, mas somente ações planejadas geram resultados sustentáveis.

 

 

Você gostou? Compartilhe com seus amigos