Dicas

Você muda constantemente as estratégias de sua empresa?

Influenciados pela velocidade e volume de informações recebidas diariamente, é quase inevitável não adaptarmos as nossas estratégias a este ritmo frenético em que o tempo de resposta é cada vez mais curto. Porém, muitas vezes caímos na armadilha da aceleração.

Aumentamos o número e a velocidade das atividades, elevamos metas de desempenho, encurtamos ciclos de inovação, adotamos novas tecnologias e por um tempo o sucesso é espetacular.

Porém, o que muitos fazem é adotar isso como regra, transformando algo positivo em uma onda de sobrecarga que, muitas vezes, cria desmotivação e principalmente dispersa o foco da empresa. Essa super aceleração acaba gerando perda de desempenho, eficiência, produtividade e influencia até a retenção de excelentes profissionais.

Confira quais são os padrões de atividade que identificam uma empresa acelerada e saiba como lidar com este cenário:

  • Pessoal sobrecarregado por excesso de atividades na sua área;
  • Pessoal sobrecarregado por assumir múltiplas tarefas em várias áreas;
  • Hábito da mudança constante, não gerando tempo suficiente para recarregar as baterias.

Em resumo, mesmo compreendendo que existe a necessidade de nos adaptarmos constantemente é essencial que cada estratégia tenha o seu tempo de desenvolvimento e maturação.

É simples de entender: quando trabalhamos com um ritmo acelerado diariamente é impossível olhar para outras possibilidades e manter o mesmo desempenho constantemente. 

Você pode achar uma loucura, mas muitas vezes a pergunta que cabe é inversa: o que eu posso suspender para melhorar o foco naquilo que é importante ou estratégico neste momento?

Ou: o que eu preciso concluir de qualquer jeito para que a empresa dê um salto? E comece por você, declarando o fim de mudanças constantes e muitas vezes sem propósito e trabalhe em uma meta que realmente faça sentido, planejando adequadamente e com um processo de implantação que tenha começo, meio e fim.

 

Você gostou? Compartilhe com seus amigos