Qual é o menu para 2020?

Baterias recarregadas, fé renovada e muitas expectativas. Olá 2020, muito prazer! O que você nos traz, qual é o menu?

A gente pode até tentar fugir do clichê, mas as matérias mais publicadas e lidas nesta época são as tendências para o ano que está começando. De carreira a negócios, passando por marketing digital, moda e economia, são as tendências que direcionam nossas atitudes e escolhas. Dar as costas a elas não parece ser a melhor alternativa num ambiente tão acelerado e volátil quanto o nosso, concorda?

Mas afinal, qual é a medida certa? Como avaliar quais tendências podemos e devemos seguir em nossas carreiras e negócios? A resposta passa pela definição de foco, planejamento e autoconhecimento. Sem esse tripé, corremos o risco de nos afastar do nosso público-alvo, descaracterizar nosso produto ou serviço, investir em ferramentas ou canais ineficazes e, por fim, perder nossa identidade.

Buscando algumas publicações que apresentam as tendências em negócios para quem quer empreender em 2020, por exemplo, encontramos um leque diversificado que contempla: alimentação saudável, produtos e serviços para a terceira idade, estética e beleza, mercado pet, economia compartilhada, reciclagem, entre outros. Temos desde os segmentos mais lucrativos e aqueles que mais crescem, até aqueles que não encolheram diante da crise recente.

E se o negócio que você pensa em abrir, ou que você já tem, não faz parte destes segmentos estará fadado ao insucesso? O que fazer neste caso? Calma: tendência não significa única alternativa!

Ter sucesso em um negócio é algo absolutamente relativo que depende de uma série de fatores. É preciso avaliar que tipo de negócio faz mais sentido para o contexto do empreendedor e para a região em que irá atuar, por exemplo. Com tantas possibilidades disponíveis, especialmente por causa dos avanços tecnológicos, a gente acaba focando em macrotendências e pode deixar passar as oportunidades locais. Ou, como costumo dizer: na busca pelo diferencial, deixamos de fazer o básico.

O menu de tendências para 2020 está posto e cabe a cada um de nós avaliar o que melhor adere a nossas carreiras e negócios. Quem tiver foco e objetivos claros terá mais facilidade em lidar com elas, agregá-las e gerar valor para o negócio e para si. Quem ainda não conseguiu definir um caminho deve ter cautela e investir mais tempo em autoconhecimento, pois quem sabe o que quer e onde quer chegar tira todo o resto de letra.

Leia mais sobre o tema:

→ http://www.florenca.emp.br/videos/330/qual-e-o-melhor-negocio-

→ http://www.florenca.emp.br/artigos/259/o-sucesso-comeca-por-um-bom-trabalho-de-base

→ http://www.florenca.emp.br/artigos/304/seja-bem-vindo-ao-mundo-vuca-

Fale com a autora:

adriana@florenca.emp.br

Autor do post: Adriana Moser, consultora de Gestão da Florença Empresarial





Você gostou? Compartilhe com seus amigos