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Você está preparado?

Falamos tanto em autodesenvolvimento, mas até que ponto estamos realmente preparados para os desafios da gestão? Gerir um negócio é uma arte que precisa ser desenvolvida e demanda cuidados constantes. Especialmente nos dias atuais, e nesse caso nem é mais necessário falar sobre os desafios de um mercado em recuperação. Haja fôlego!

Nada disso nos contam na escola, mas a vida empresarial trata de nos mostrar com tamanha intensidade que muitas vezes questionamos se a avalanche de problemas simultâneos é natural ou é provocada por falta de conhecimento, competências ou experiência.

Como consultores, estamos cientes de que trata-se de um misto dos dois. Vivemos tempos difíceis que demandam cada vez mais leitura, introspecção, reflexão, compartilhamento de informações, pessoas qualificadas em todas as esferas, parceiros que tenham mentalidade para o trabalho cooperativo e por aí vai. A lista é longa.

E por falar em reflexão, seguem algumas considerações que podem auxiliá-lo nesta caminhada:

  • Requalifique! Não pense que tudo pode ser realizado da mesma forma o tempo todo. Por mais que tenhamos as nossas virtudes técnicas e comportamentais, é importante que tenhamos uma mentalidade voltada para o aprendizado, a leitura, e o autodesenvolvimento. Novas ideias surgem quando você busca informações.

 

  • Valorize os profissionais tecnicamente multifacetados. Esses ‘caras’ podem elevar o seu nível de visão e de compreensão em várias áreas. Mas cuidado, isso não significa que o profissional não precise de foco. Significa que a pluralidade de experiências amplifica a busca por variáveis para a tomada de decisão.

 

  • Defina perfeitamente os papéis dentro do negócio. Isso é comum nas organizações e muito impactante – positivamente e negativamente. Quanto mais conhecemos os nossos pares e definimos o papel de cada um dentro do negócio, mais nitidamente conseguimos enxergar a realidade dos problemas e propor ações. Especialmente entre os sócios.  

 

  • Desenvolva a habilidade da reflexão e da introspecção. Não, isso não é ‘viagem’! Trata-se de habilidades raras nos dias de hoje. Somos bombardeados com novas e repetidas informações em uma velocidade tão grande que se não estabelecermos uma rotina saudável de reflexão (do todo) e introspecção (de si mesmos), acabamos seguindo tendências e comportamentos que podem nos prejudicar e ao negócio. 

 

  • Desenvolva a capacidade de ouvir. É mais fácil achar ouro no quintal de casa do que frear a língua. E como isso é importante. Se somos o que fazemos – e dizemos – repetidamente, temos que ter cuidado e atenção com quem está ao nosso lado. Muitas informações importantes podem estar a um passo de distância e o principal: quando fechamos a boca, temos a oportunidade de dedicar nosso tempo a quem está ao nosso lado. 

 

  • Tenha humildade para dar um passo atrás e reconhecer. Estou tentando descobrir um adjetivo melhor do que a palavra ‘essencial’. Estamos aqui, neste emaranhado de situações, para impor nossas vontades? Estamos aqui para impor nosso incrível conhecimento da verdade? Somos muito maiores coletivamente do que individualmente e a busca pela sabedoria necessária para conduzir esse processo é fundamental para que cresçamos em todos os aspectos. A humildade abre portas, desconstrói barreiras e cria vínculos. Uma frase do empresário Bill Gates sintetiza bem essa questão e dá uma visão geral sobre o tema no mundo dos negócios: “O sucesso é um mestre terrível. Convence pessoas inteligentes a pensarem que não vão perder.”

 

  • Desenvolva parcerias saudáveis e profissionais. Você quer ampliar a sua visão e conhecimento para lidar com os mais diversos assuntos? Quer ter mais tranquilidade ao delegar tarefas e responsabilidades? Tenha ao seu lado pessoas mais qualificadas que você, parceiros que conheçam mais de determinadas áreas. Invista na qualificação de quem está ao seu lado.

 

  • Burocratize sem engessar demais. Aprimorar processos e rotinas de trabalho exige um certo nível de burocracia essencial para quaisquer negócios. Porém, observe a prática. A partir do momento em que a burocracia travar o processo, reveja o processo ou qualifique a equipe.

Fácil? Sabemos que não, mas para começar basta um pequeno empurrãozinho. E a hora é agora!

Autor do post: Uilker Benkendorf, consultor, coach e diretor da Florença Empresarial

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